Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 13º MÁX 24º

Há mais mulheres do que homens a morrer de ataque cardíaco

O facto de o coração ser menor e a frequência cardíaca em repouso superior que no sexo oposto estão na origem destes dados.

Há mais mulheres do que homens a morrer de ataque cardíaco
Notícias ao Minuto

09:15 - 08/03/18 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Ataque

Dor no peito associada a dor no braço e maxilares são os sintomas mais típicos de enfarte, que são alertados e ensinamos para que a procura médica não seja tardia, contudo, os sintomas de enfarte na mulher podem ser diferentes, um aspeto que vem dificultar a eficácia do seu tratamento.

No âmbito do dia Internacional da Mulher, Pedro Farto e Abreu, coordenador nacional da iniciativa Sent Save a Life alerta para este problema. “Embora se manifeste mais tarde, o enfarte mata mais na mulher”, alerta, indicando que náuseas, vómitos e dor no estômago podem ser os sintomas.

Ao Notícias ao Minuto, o especialista explica que o ataque cardíaco ou “enfarte agudo do miocárdio ocorre quando uma ou mais das artérias que irriga o coração ficam obstruídas, o que impede a passagem das quantidades de sangue e oxigénio necessárias ao normal desenvolvimento deste músculo.”

Embora a situação seja semelhante, o risco em ambos os sexos não o é já que, nas mulheres, o risco manifesta-se em média dez anos mais tarde do que nos homens, sendo que se manifesta maioritariamente “em mulheres após menopausa, hipertensas, diabéticas ou obesas” - problemas que aumentam o risco de enfarte.

Do mesmo modo, “mulheres fumadoras e que ao mesmo tempo façam contraceção hormonal, têm mais precocemente risco acrescido de enfarte” alerta Pedro Farto e Abreu.

Em suma, seja qual for o sexo e os sintomas, o médico ressalva que “a prevenção deve ser a mesma: prática de exercício físico, não fumar, ter uma alimentação saudável e consultar um médico regularmente”.

No caso de algum destes sintomas, é ainda importante que se chame uma ambulância, já que ao tentar chegar ao hospital pelos seus próprios meios, o doente perde o acesso a aparelhos que registem e monitorizem a atividade do coração e diagnostiquem o enfarte.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório