Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 15º MÁX 21º

Hotel inspirado em nave espacial será construído no Ártico

O hotel inédito chamar-se-à Svart. O edifício será construído em Svartisen, numa planície entre dois fiordes.

Hotel inspirado em nave espacial será construído no Ártico
Notícias ao Minuto

18:00 - 07/03/18 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Noruega

O primeiro hotel no Ártico, em forma de anel e com uma vista panorâmica de 360 graus para as paisagens geladas da Noruega, produzirá a sua própria energia.

O hotel inédito chamar-se-à Svart. O edifício será construído em Svartisen, numa planície entre dois fiordes. Será o primeiro hotel do mundo a cumprir com os padrões de eficiência energética, informa no seu próprio website.

O Svart será construído parcialmente sobre terra e parcialmente sobre colunas apoiadas no fundo do fiorde, oferecendo uma sensação "quase transparente". O que constitui um ponto de venda único, visto que está localizado na zona do 'sol da meia-noite'. O hotel, com 15 mil metros quadrados, será inaugurado em 2021. O acesso será feito unicamente de barco. 

O primeiro hotel de "energia positiva" consumirá 85 por cento menos energia, comparativamente a outros hotéis existentes. De acordo com a página online da infraestrutura, a energia solar será suficiente tanto para a construção do prédio como para as suas futuras operações.

Svart foi projetado pela empresa arquitetónica norueguesa Snohetta, em parceria com a agência de turismo Artic Adventure da Noruega. É um dos cinco hotéis "autossuficientes em energia" que serão construídos na Noruega e o primeiro situado na região ártica.

"Construir neste ambiente singular e rico, obriga a alguns cuidados relativamente à preservação da beleza natural da fauna e flora da região. Foi importante projetar um edifício sustentável que minimizasse a intervenção nesta bela natureza do Norte", disse Kjetil Traedal Thorsen, da Snohetta, num comunicado à imprensa.

Embora o formato circular, ultramoderno do hotel, ofereça uma vista panorâmica do fiorde, os arquitetos admitiram que a forma é inspirada nas tradições locais de construções costeiras usadas na edificação de cabanas de pescadores e estruturas para secar o peixe - privilegiando sempre as soluções "verdes".

A construção e decoração dos quartos, restaurantes e terraços será feita com o intuito de aproveitar ao máximo a energia solar. O telhado do hotel será coberto por painéis solares produzidos localmente. Uma grande parte do edifício será feita com madeira, que produz emissões de gazes de efeito estufa mais reduzidas e menos prejudiciais do que o aço e o betão.

Svartisen ("gelo preto") é um termo coletivo para as duas maiores geleiras localizadas no norte da Noruega e que fazem parte do parque natural do mesmo nome. Com informações do Sputnik News.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório