Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 24º

Vida profissional e maternidade levam a problemas de sono na mulher

Na data em que se assinala o Dia Internacional da Mulher, é importante lembrar que a sobrecarga de tarefas que muitas mulheres enfrentam leva a graves problemas de sono. E você dormiu bem?

Vida profissional e maternidade levam a problemas de sono na mulher
Notícias ao Minuto

07:00 - 08/03/18 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle Mulheres

'O sono e os desafios na vida das mulheres’ será um dos assuntos em debate no Lisbon Sleep Summit, um congresso internacional que decorrerá de 16 a 19 de maio em Lisboa e cujo tema será, na sua primeira edição ‘O sono nas mulheres’.

"Hoje em dia a mulher tem de desenvolver vários papéis, sendo ao mesmo tempo trabalhadora/profissional, ser mãe, realizar tarefas domésticas, ser esposa e ser mulher. Há 50 anos a mulher não enfrentava tantos desafios e é impossível ser perfeita em tudo", explica Teresa Paiva, neurologista, responsável pelo Centro de Medicina do Sono (CENC) e uma das organizadoras do Lisbon Sleep Summit.

"No trabalho, independentemente das funções que exerça, as exigências são enormes, tanto em termos do trabalho efetivo que é feito, com toda a parafernália de prazos, objetivos, controlos, burocracias, exigências e interrupções, como em termos da duração desse mesmo tempo de trabalho, o que faz com que a mulher chegue a casa exausta", reforça a especialista.

Teresa Paiva lembra ainda que apesar de o trabalho doméstico estar atualmente facilitado, há sempre muitas tarefas a fazer e deve ser somado ao trabalho normal. "Se alguém trabalha 10 horas por dia fora de casa e acrescenta mais 2 ou 3 de trabalho doméstico tem um total de 60 ou 65 horas em 5 dias da semana, sem contar com o fim de semana, que muitas mulheres usam para fazer as tarefas mais pesadas. No final vai haver um grande cansaço, que em nada ajuda a conciliar o sono". 

E há ainda a questão da maternidade. A especialista em sono defende que "a mãe hoje em dia é carregada de culpas e obrigações: tem de dar de mamar até tarde, mesmo quando já está a trabalhar e muito cansada, tem de levar os filhos a muitas atividades mesmo quando isso acansa a ela e aos filhos e sente que tem de lhes dar aquilo que não teve. A mãe que já está cansada, sente-se certamente triste e cheia de culpa".

Todos estes desafios influenciam a qualidade do sono e até mesmo a capacidade de dormir. "A mulher enquanto pessoa e senhora do seu sentir e dos seus sentimentos fica muitas vezes esquecida, e assim vem a baixa auto-estima, a tristeza, a depressão, a ansiedade a impossibilidade de dormir", conclui Teresa Paiva.

Além de 'O sono e os desafios na vida das mulheres', o Lisbon Sleep Summit irá dedicar-se a temas tão diversos como o sono e a violência e as “coisas” estranhas que as mulheres fazem à noite.

Saiba mais sobre esta iniciativa aqui.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório