Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 24º

Mude o seu estilo de vida e aumente a sua fertilidade

Os especialistas dão-lhe dicas em várias áreas - sexo, dieta e exercício físico – que podem estar a afetar as suas hipóteses de conceber.

Mude o seu estilo de vida e aumente a sua fertilidade
Notícias ao Minuto

19:00 - 06/03/18 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle Mulheres

De acordo com estudos recentes a dieta Mediterrânica aumenta a fertilidade em cerca de 70 por cento… E não é tudo, perguntamos aos especialistas por conselhos e dicas.

Ignore o Kama Sutra

"Para conceber, a melhor posição é sem dúvida a de missionário, com a pélvis ligeiramente levantada (experimente colocar um colchão por baixo do seu traseiro)", garante a especialista em fertilidade Emma Cannon e autora do livro 'The Baby-Making Bible' (Ou 'A Bíblia de fazer Bebés').

Precaução ao utilizar lubrificantes

A farmacêutica Laura Dowling, explica: "Veja os rótulos, ou pergunte ao seu farmacêutico quais são as melhores marcas. Muitos destes produtos contém espermicidas que podem prejudicar a fecundação".

Coma carne (ou consuma um suplemento com ferro se é vegetariana)

"Vários estudos já provaram que a falta de ferro no organismo pode causar anovulação – ou seja, a mulher deixa de ovular", alerta a nutricionista Gaye Godkin.

"Alimentos ricos em ferro incluem carne vermelho, fígado e peixe".

Toca a aspirar

Mulheres que fazem trabalho doméstico, jardinagem ou outras formas de exercício moderado, têm três vezes mais probabilidades de conceber por fertilização in vitro, comparativamente a mulheres que vivem vidas sedentárias – aponta um estudo realizado pela Universidade da Carolina do Norte, nos Estados Unidos.

A prática de exercício físico faz com que o corpo pare de produzir insulina em excesso, substância responsável por prejudicar o desenvolvimento de óvulos saudáveis.

Mas não abuse do desporto

"A prática em demasia de desporto pode enviar sinais ao cérebro de que está sobre stress intenso, o que pode por sua vez abrandar ou parar de todo o funcionamento dos órgãos reprodutivos", afirma a ginecologista Sandra Greenback. "Experimente praticar yoga, natação ou pilates por exemplo, em vez de outras atividades de alto impacto como correr ou 'spinning'", acrescenta.

Diga sim às agulhas

A acupuntura pode ajudar a controlar a ovulação e a aumentar a circulação sanguínea no útero, melhorando assim as chances de fertilização do óvulo.

Medicação natural

Medicamentos, como o paracetamol ou o ibuprofeno, podem afetar a conceção se tomados durante a altura da ovulação. Estas drogas podem suprimir as hormonas que contribuem para a libertação dos óvulos nas trompas de falópio.

Sexo de três em três dias

"A maioria das mulheres não consegue ovular nos períodos específicos que vêm escritos nos manuais de saúde e de medicina. Por isso, pode achar que está a ovular e de facto não", explica Greenback.

Ter relações sexuais de três em três dias retira a ansiedade e a pressão de identificar a tal altura 'certa' e garante a produção regular de esperma.

Beba chás de ervas

"O consumo excessivo de cafeína está diretamente relacionado à infertilidade", avisa Walker.

"Estudos anteriores indicam que a cafeína impede que o óvulo se desenvolva corretamente, o que pode prejudicar as hipóteses de engravidar", acrescenta.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório