Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 12º MÁX 17º

"Cerca de 90% das crianças acreditam que são capazes de alcançar tudo"

Pôr fim à guerra e à fome e trazer felicidade ao mundo são os grandes objetivos das crianças de todo o mundo. Um estudo internacional realizado pela Viacom, incluindo em Portugal, releva que as crianças são "destemidas e sentem-se apoiadas e preparadas para vingar no mundo volátil de hoje".

"Cerca de 90% das crianças acreditam que são capazes de alcançar tudo"
Notícias ao Minuto

17:00 - 06/03/18 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle Estudo

O estudo global ‘Kids of the World’ realizado a crianças de 30 países, incluindo Portugal, com idades compreendidas entre os 6 e os 11 anos, concluiu ainda que 85 por cento das crianças inquiridas acreditam igualmente que é melhor experimentar coisas novas e arriscar cometer erros, do que nunca tentar fazer nada.  

Segundo o comunicado enviado às redações pela Viacom, esta ausência de medo motiva um desejo de salvar o mundo. ‘acabar com as guerras’ é o problema prioritário que as crianças à escala global (61 por cento) querem resolver, seguidamente o ‘fim da fome’ (58 por cento) e ‘trazer felicidade ao mundo’ (53 por cento).

Em Portugal, juntamente com um terço dos países inquiridos, 'acabar com a fome no mundo' foi o problema número um que as crianças indicaram querer tratar. 'Encontrar a cura para o cancro', 'o fim do terrorismo' e 'resolver o problema do desemprego no meu país' foram outros dos problemas apontados pelas crianças portuguesas para resolver.

De acordo com o mesmo comunicado, as crianças de hoje, a uma escala global, encaram-se como extremamente independentes (76 por cento), curiosas e criativas (quase 90 por cento em ambas). Esta mentalidade estende-se à forma como as crianças consomem informação e entretenimento – ver televisão e ouvir música são os seus métodos preferidas de relaxar. Quase 80 por cento, afirma que usa mais do que um dispositivo ao mesmo tempo, com 88 por cento das crianças a usarem o seu tempo livre para desenvolverem novas competências, incluindo no desporto, aprender novas línguas e até aprender a fazer ‘slime’.

A família é citada como a sua fonte número um de felicidade. Mais de 60 por cento das crianças entrevistadas dizem que o seu melhor amigo é alguém da família.

"Queríamos compreender como é que o mundo de hoje, com o seu ritmo frenético, está a moldar as atitudes, experiências e comportamentos das crianças", afirma Christian Kurz, Vice-presidente Sénior da Global Consumer Insights da Viacom. "Falámos diretamente com milhares de crianças e descobrimos, através do ‘Kids of the World’, que as crianças de hoje são otimistas e entusiastas sobre as inúmeras possibilidades do futuro e que encaram a vida com uma atitude destemida", concluiu.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório