Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
24º
MIN 13º MÁX 24º

O mês em que nasceu afeta a sua personalidade, diz a ciência

De acordo com vários estudos, há provas que a estação e o mês em que nascemos influência quem somos.

O mês em que nasceu afeta a sua personalidade, diz a ciência
Notícias ao Minuto

20:00 - 05/03/18 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle Ciência

Um estudo conduzido em ratos, em 2010, concluiu que os bebés roedores que nasciam durante o inverno demonstravam uma maior dificuldade em se adaptarem à luz natural solar do verão, exibindo falta de apetite e apatia. Já os ratos nascidos nos meses de verão, não aparentavam ter qualquer dificuldade em se ajustarem ao inverno.

Entretanto, um outro estudo posterior descobriu que um gene responsável por regular o ritmo circadiano era menos efetivo nos roedores que nasciam no inverno.

Várias pesquisas realizadas durante os últimos 12 anos têm procurado estabelecer se o mesmo tipo de influência sazonal se dá nos humanos. Os investigadores têm tentado traçar o perfil dos temperamentos e personalidades de alunos universitários e de adultos e relacioná-los com as estações durante as quais nasceram.

Apesar das conclusões ainda serem preliminares, até ao momento já identificaram alguns traços de personalidade sazonais, ora veja.

Primavera

Indivíduos que nasceram em março, abril e maio registam valores mais altos na escala de hipertermia – Parabéns! Sim, é positivo. A hipertermia está relacionada com os níveis de otimismo. Porém, estamos perante dois opostos, porque segundo os cientistas, os bebés primaveris são de extremos: ou registam altos níveis de hipertermia ou encontram-se no espetro oposto. Ou seja, estão mais propensos a sofrerem de depressão clínica.

De acordo com um estudo realizado em 2012, no Reino Unido e que observou 58 mil voluntários, quem nasce entre maio e novembro apresenta as percentagens mais baixas de depressão ou de sintomas depressivos.

Verão

Os bebés de junho, julho e de agosto são geralmente felizes. A luz solar na altura do nascimento (apesar da gestação ter decorrido durante os meses mais ‘sombrios’ de dezembro, janeiro e fevereiro) contribuem – tal como os bebés primaveris – para altos níveis de hipertermia no organismo. Porém, as pessoas nascidas no verão também podem sofrer de transtorno ciclotímico, isto é, o humor varia entre altos e baixos. Todavia, não se trata de um sinal que venham a sofrer de transtorno bipolar, aliás os bebés nascidos em agosto registam a menor incidência dessa patologia.

Outono

Quem nasce no outono é normalmente mais equilibrado do que quem nasce noutras estações, talvez por ainda beneficiar dos resquícios do verão e do começo do frio. Raramente propensos a depressões, ou a desenvolverem doenças bipolares, mas há um senão… Segundo, os cientistas são os mais irritáveis.

Inverno

Quem nasce nos meses mais frios, não têm a vida facilitada. Os vários estudos realizados detetaram níveis mais elevados de esquizofrenia, de desordem bipolar e de depressão nestes indivíduos.

Mas, não há só desvantagens! Estes bebés são mais calmos e perseverantes, talvez por causa da época adversa durante a qual nascem. E mais ainda, segundo um estudo realizado em 2015, janeiro e fevereiro são os meses certos para se nascer se quiser ser famoso, já que estes indivíduos ‘invernosos’ são mais criativos, ambiciosos e desenrascados.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório