Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

Para sempre jovem. O que deve comer para retardar o envelhecimento

Consumir o tipo errado de alimentos pode levar a baixos níveis de energia e ao envelhecimento precoce.

Para sempre jovem. O que deve comer para retardar o envelhecimento
Notícias ao Minuto

18:30 - 05/03/18 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle Prevenção

Envelhecer é um processo que envolve a perda de células do corpo devido à passagem do tempo, a elementos externos como o stress ou a poluição e até a nutrição imprópria.

O envelhecimento é um acontecimento temporal e obviamente inevitável, mas que pode definitivamente ser desacelerado.

Sinta-se e permaneça jovem. Descubra alguns alimentos que retardam o passar do tempo.

Chá Verde

O chá verde é consumido na Ásia há milhares de anos, conhecido por conter um antioxidante muito poderoso que ajuda a combater os sinais do envelhecimento. Esse super antioxidante é o EGCG ('epigallocatechin-3-gallate'). Estudos mostraram que consumir este chá diariamente adia o desenvolvimento de patologias cardíacas e de doenças como a Alzheimer.

O chá verde pode ser um substituto saudável do café como fonte de energia.

Alho

O principal ingrediente no alho é a alicina, que é responsável pelo sabor e cheiro forte deste alimento. A alicina é outro antioxidante muito eficaz. O alho possui propriedades antibacterianas, antifúngicas e antivirais, e por isso é conhecido por ser uma ótima ferramenta no combate a todos os tipos de infeções.

Além de fornecer imunidade ao corpo, o alho ajuda a reduzir o risco de alguns tipos de cancro (mama, próstata ou do esófago). A longo prazo, o alho ajuda a prevenir a pressão alta e até ataques cardíacos.

Tomate

O tomate possui um componente antioxidante 'mágico' chamado licopeno. Esse elemento protege a pele das queimaduras provocadas pela exposição ao sol, que podem causar rugas e manchas na pele.

O tomate não beneficia somente a pele, mas também diminui o risco de certos tipos de cancro (especialmente do pulmão e do estômago), além de problemas de saúde ligados ao coração.

Azeite

O principal alimento na nossa dieta mediterrânica é o azeite. Também, contém ómega 3, que ajuda à manutenção de um coração saudável e reduz as inflamações. Além disso, ajuda a regular os níveis de colesterol no sangue.

O azeite combate os sintomas do envelhecimento da pele ao melhorar a circulação, além de beneficiar a digestão.

Vegetais

Os vegetais de folhas verdes são ricos em cálcio, ácido fólico e muitos outros nutrientes, tornando-os excelentes alimentos para os ossos, além de combaterem todos os problemas de visão relacionados com o envelhecimento. Previnem o aparecimento de vários tipos de cancro, perda de memória e o desenvolvimento de demência.

Frutos Vermelhos

Foi descoberto que os frutos vermelhos contêm os níveis máximos de antioxidantes comparativamente a todas as outras frutas. Esses super antioxidantes estão presentes especialmente nos mirtilos e nas amoras, ajudando o corpo a reparar danos causados pelo envelhecimento e danos na pele, a combater vários tipos de cancros, problemas de memória e de saúde urinária.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório