Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 13º MÁX 19º

Dar as mãos ajuda a diminuir a dor do seu parceiro

Este simples acto traz efeitos positivos para a saúde, já que sincroniza os padrões do cérebro, refere estudo.

Dar as mãos ajuda a diminuir a dor do seu parceiro
Notícias ao Minuto

11:43 - 05/03/18 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Estudo

Durante o parto da sua mulher, Pavel Goldstein não sabia o que fazer para a ajudar a aliviar as dores. Por instinto, deu-lhe a mão e parece ter ajudado. Porque Goldstein é especialista em neurociência afetiva e cognitiva, analisou este caso mais a fundo, concluindo que, de facto, dar as mãos ao parceiro é uma forma de ajudar a aliviar a dor sentida, seja interior ou física – tal ver comprovar a importância do contato físico que advém da empatia.

Estudos passados haviam provado que dar as mãos ao parceiro não só levava à sincronização da respiração e batimento cardíaco como dos padrões do cérebro.

Além de comprovar esta ideia, o recente estudo vem ainda confirmar que a empatia sentida entre o casal ajuda a aliviar a dor sentida por um dos membros, algo que se torna mais óbvio aquando do acto de dar as mãos, mas que acontece também pela simples presença do companheiro, mesmo sem contato físico.

Estes resultados basearam-se numa experiência feita a 22 casais que estavam juntos há pelo menos um ano. Cada casal foi exposto a três cenários distintos, onde ficaram por dois minutos: de mãos dadas, sem contato físico mas juntos e em salas separadas. Em cada um dos casos, a mulher era exposta ao desconforto do calor extremo.

A análise à variação cerebral permitiu comprovar que o estar próximo e, ainda mais, o dar as mãos, ajuda a suportar e diminuir a dor sentida. Segundo explicam os especialistas, “o contato físico faz com que as pessoas se sintam mais compreendidas, o que leva a que ativem mecanismos cerebrais de recompensa que acabem com as dores”, refere o Medical Daily.

Em resumo, os especialistas referem que dar as mãos é um ato que não se pode sobrestimar e que a empatia só é transmitida quando é comunicada através do contato físico. O próximo passo para os investigadores será analisar os efeitos em casais do mesmo sexo e em indivíduos que não tenham uma relação.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório