Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 12º MÁX 24º

Mitos e factos. Tomar contracetivos contribui para depressão?

Os contracetivos hormonais já foram apontados como uma possível causa para o desenvolvimento de depressão nas mulheres. Porém, um novo estudo norte-americano, publicado no Journal Contraception diz não ter encontrado nenhuma ligação entre a toma de contracetivos e o desenvolvimento daquela doença.

Mitos e factos. Tomar contracetivos contribui para depressão?
Notícias ao Minuto

10:00 - 02/03/18 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle Mulheres

Um grupo de investigadores da Universidade Ohio State Wexner Medical Center, analisou 26 estudos diferentes, incluindo cinco ensaios aleatórios controlados, que incidiam sobre o risco da probabilidade de desenvolver depressão aumentar ou não devido à toma de contracetivos hormonais.

Os estudos anteriores analisaram o efeito de uma variedade de métodos de contraceção, incluindo a pílula, injeções e de implantes intrauterinos, como o DIU.

O médico e coordenador do projeto, Brett Worly afirmou que apesar de ao longo dos anos ter sido propagado o mito que vários métodos anticoncecionais contribuiam para o aparecimento da depressão: "Estes 26 estudos de topo, realizados pelos melhores peritos na área, revelam que não há qualquer fundamento científico para essa conclusão".

Mesmo quando os peritos analisaram grupos de risco, como mulheres que já se encontravam deprimidas, antes de por exemplo tomarem a pilula, não encontraram qualquer prova que a depressão tivesse piorado com o medicamento. "Espero que estes dados tranquilizem as mulheres", acrescentou Worly.

Todavia, o médico e a sua equipa de cientistas alertam para a necessidade – apesar do projeto ser um dos mais extensos realizados até ao momento – de mais pesquisas e análises. Para este estudo, os investigadores focaram-se apenas em depressão clínica diagnosticada, e não levaram em conta outros fatores como sintomas depressivos e mudanças de humor.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório