Rapar o cabelo leva a que se mude a rotina de beleza mais básica. Claramente vai passar a poupar dinheiro com a redução do uso destes produtos, mas será correta a ideia de muitos de que o gel de banho ou sabonete é suficiente para lavar a cabeça?
A resposta é não. O couro cabeludo produz óleos naturais que agem no sentido de proteger o próprio corpo, e tal não deixa de acontecer em quem tem apenas pouco e muito pequenos cabelos. Por isso, mantenha a rotina de usar champô no duche, tendo como preferência os indicados para homem, já que normalmente têm em maior consideração o cuidado do couro cabeludo.
Embora passar sabonete no corpo todo, cabeça inclusive, pareça o mais simples, leva a que o couro cabeludo se torne seco.
Além do uso de champô, há outros passos a ter em conta pelos carecas, para garantir a saúde e bom aspeto da cabeça rapada, como a proteção do sol. Visto que o couro cabeludo deixa de estar protegido pelo cabelo, terá de optar por outras soluções, já que a sua cabeça passará a ser a parte do corpo mais sensível ao sol.
Aplique protetor solar aquando da exposição solar intensa não só na cabeça mas também atrás das orelhas e pescoço.
Manter-se hidratado é outro ponto que os carecas devem ter em atenção, especialmente durante os dias secos de inverno ou após uma intensa exposição ao sol. Manter o organismo hidratado deve ser uma prática comum, a complementar o uso de creme hidratante.