Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 21º

Liberte-se do vício do açúcar. Saiba como

Se está a tentar evitar ingerir alimentos com açúcar sabe que não é tarefa fácil. Porém, existem alguns truques para que não desista da sua saúde e para que se liberte de vez do vício.

Liberte-se do vício do açúcar. Saiba como
Notícias ao Minuto

20:08 - 04/03/18 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle Dicas

O álcool faz mal, as drogas também e obviamente o tabaco está na mesma categoria. E o açúcar?

Investigadores das universidades de Princeton e do Minnesota, nos Estados Unidos, realizaram testes com ratos que mostraram que o vício no açúcar leva à compulsão e à síndrome de abstinência.

Nos humanos, imagens cerebrais mostraram que a foto de um gelado em pacientes ‘normais’ gera a mesma sensação prazeirosa no cérebro que imagens de um cachimbo de 'crack' para um viciado. 

A seguir ao Natal ou a uma grande festa já teve a sensação de se sentir ressacado, mesmo não tendo ingerido álcool? Pois é, a ressaca que sentiu aconteceu muito provavelmente devido aos doces que comeu.

E o açúcar está presente em diversos alimentos do dia a dia, desde o pão à fruta. Eliminá-lo da dieta é quase impossível… Porém, há algumas medidas que pode tomar…

Conheça os açúcares que consome

Um alimento sem 'açucares adicionados' não tem necessariamente um baixo teor de açúcar. Verifique a sacarose, a frutose, a glicose, o amido e a maltose.

Mantenha um registo

Mantenha um registo diário de tudo o que come e quando. Até pode acreditar que não come muito açúcar, mas ficará surpreendido com o resultado.

Elimine a 'comida rápida'

A 'fast food' contém açúcar e o doce provoca a produção em excesso de insulina.

Escolha açúcares saudáveis

Nem todos os açúcares são maus. Há doce na batata-doce ou nas cenouras.

Coma fruta fresca no início do dia

A fruta fresca tem um elevado teor de vitaminas, mas contém frutose (o açúcar natural da fruta). Consuma fruta em pequenas quantidades e faça-o logo no início do dia.

Pratique exercício

Ao mexer-se e quando pratica desporto o corpo liberta endorfinas que o farão sentir-se melhor, sem necessitar de ingerir estimulantes como o açúcar.

Seja realista

As alterações no seu corpo não se darão de um dia para o outro e poderão passar algumas semanas até começar a ver benefícios. Seja paciente – invista tempo em si e na sua saúde.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório