Meteorologia

  • 15 OUTUBRO 2019
Tempo
19º
MIN 12º MÁX 20º

Edição

Dar à luz leva a mulher a envelhecer até 11 anos

A idade celular em mulheres que foram mães aparentam mais idade do que mulheres que não se reproduziram.

Dar à luz leva a mulher a envelhecer até 11 anos

Várias são as alterações no corpo de uma mulher depois de dar à luz, mas um aspeto agora descoberto, que se baseou no estudo do DNA do sexo feminino, tem a ver com a idade das células que apresentam ser 11 anos mais aceleradas do que as de mulheres da mesma idade, publica a Science Alert.

A análise baseou-se na observação dos telómeros (extremidades dos cromossomas que ajudam a proteger a informação genética de se deteriorar com o tempo). É através dos telómeros que se pode identificar a idade de cada indivíduo a nível celular. Deste modo, doentes com cancro ou doenças cardíacas, por exemplo, apresentam telómeros mais curtos que os indivíduos saudáveis.

O que os investigadores não contavam encontrar é que também as extremidades de cromossomas de mulheres que foram mães são mais curtas que a de outras mulheres, numa equivalência de mais de uma década – valor um pouco superior ao envelhecimento celular causado pelo consumo de tabaco.

Segundo o estudo, o envelhecimento das células aumenta com o número de filhos com que a mulher conta, sendo o contraste maior no caso de mulheres que deram à luz cinco ou mais vezes. Contudo, os investigadores admitem não ter ainda descoberto a causa deste aspeto, mas apenas a presença da correlação agora anunciada, embora se especule como causa o stress associado ao nascimento de um bebé.

Apesar da informação agora publicada, o estudo não pretende associar o dar à luz a algo negativo, de facto, acredita-se que a diminuição do telómero em mulheres que foram mães nunca desça dos 4,2% relativamente a outras mulheres

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo segundo ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório