Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 16º MÁX 25º

Esta é a origem do Alzheimer...

Cerca de 20 investigadores internacionais, entre eles cientistas da Universidade de Coimbra, descobriram quais são os grandes responsáveis pelo desenvolvimento da patologia.

Esta é a origem do Alzheimer...
Notícias ao Minuto

15:40 - 26/02/18 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Medicina

O grupo de cientistas averiguou que os recetores para a adenosina – molécula que funciona como sinal de stress em vários sistemas do organismo – são os grandes responsáveis pelo aparecimento de problemas de memória e de doenças como a Alzheimer.

O estudo realizado em ratos de laboratório, recorreu a uma técnica de optogenética, que utiliza a luz para atuar e controlar ocorrências específicas em sistemas biológicos. 

No exato momento em que os modelos animais desempenhavam as tarefas de memória, foi possível verificar, inequivocamente, que uma simples ativação intensa do recetor A2A era suficiente para provocar danos no circuito e provocar problemas de memória.

Descoberta relevante para o tratamento da doença de Alzheimer, caracterizada pela perda de memória, e sobretudo capaz de contribuir para o desenvolvimento de novos fármacos mais eficazes.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório