Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 23º

Ossos fortes: É assim que os vai conseguir

Como deveria prever, o segredo está na prevenção e passa por exercício físico e alimentação equilibrada.

Ossos fortes: É assim que os vai conseguir
Notícias ao Minuto

13:05 - 23/02/18 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Osteoporose

Osteoporose: um problema comum que se resume em ossos frágeis e propícios a quebrar. Diz a Sociedade Portuguesa de Reumatologia que “as fraturas osteoporóticas afetam mais frequentemente as mulheres pós-menopáusicas e os idosos, e representam um grave problema de saúde pública devido à sua elevada prevalência, às consequências médicas que acarretam, à diminuição da qualidade de vida e aos custos económicos e sociais que comportam”.

Mas antes de qualquer medicamento, há simples medidas a tomar para o evitar, e como quase todas as medidas de prevenção, também neste caso passa por exercício físico e alimentação equilibrada.

Teste a sua estabilidade

Refere um estudo sueco que adultos com mais de 55 anos que não tenham equilíbrio são mais propícios a ter osteoporose. Menor equilíbrio leva a maior probabilidade de cair e criar uma fratura óssea.

Para testar a sua estabilidade, fique apoiado num só pé por 30 segundos. Se não conseguir este tempo todo, não tem equilíbrio. Outra forma de o testar será tentar andar numa linha imaginária com um pé à frente do outro, completamente apoiado no chão.

Opte por uma dieta equilibrada

Vegetais, fruta, peixe e grãos devem ser a base da alimentação de quem quer garantir uma boa densidade óssea. Os dois primeiros, garantem ainda o consumo de magnésio. Além disso, o site Consumer Reports alerta para a necessidade de se consumir cálcio diariamente - encontra-o no leite ou laranja, por exemplo.

Mantenha uma rotina de exercício físico

Os medicamentos recomendados para combater a osteoporose podem trazer efeitos negativos como problemas de estômago. Opte, por isso, sempre por exercício físico em primeiro lugar.

O site aconselha a que se comece por levantamento de barras ou caminhadas de 30 minutos. Além de melhorar a densidade óssea, o treino ajuda a que ganhe músculo bem como exercício.

Entenda a sua medicação

Há, todavia, casos, em que a medicação será mesmo aconselhada. Nestes casos, opte pelos que contenham bisfosfonatos, já que a sua atuação na superfície dos ossos retarda a erosão dos ossos ao tornar mais eficazes as células responsáveis pela força dos ossos. Contudo, a eficácia dos medicamentos não é superior a cinco anos.

Não se foque demasiado na suplementação

Há estudos que provam que um adulto que tome suplementação não está menos propício a sofrer uma fratura óssea que quem não tome. Apostar numa alimentação equilibrada e fica em cálcio deverá ser prioridade.

A par destes cuidados, procure acompanhamento médico, principalmente após a menopausa ou se nota ter muitas fraturas através de pequenos impactos.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório