Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

‘Saudáveis e à portuguesa’. Receitas tradicionais e sem calorias a mais

O livro ‘Saudáveis à portuguesa’ lançado hoje apresenta um conjunto de 30 receitas bem portuguesas – desde bacalhau com migas, arroz de polvo à carne de porco com castanhas – nutricionalmente equilibradas. Afinal quem disse que comer uma açorda ou um cozido não é saudável?

‘Saudáveis e à portuguesa’. Receitas tradicionais e sem calorias a mais
Notícias ao Minuto

17:00 - 23/02/18 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle Culinária

Tamboril com batata a murro, chanfana, açorda de grão com bacalhau ou arroz de cabidela são apenas algumas das 30 receitas presentes no livro 'Saudáveis à Portuguesa', que percorre e homenageia a gastronomia nacional de norte a sul.

A obra publicada pela editora Bertrand distingue-se por apresentar um conjunto de receitas tradicionais da cozinha lusa, nutricionalmente saudáveis e equilibradas. Para que possa comer com vontade e sem culpa.

Um livro inédito e ‘familiar’ que resulta do projeto de investigação 'Nutriciência: Jogar, Cozinhar e Aprender!' desenvolvido pela Universidade do Porto, e que contou com a colaboração de mais de 40 Misericórdias nacionais e das três mil crianças e 1500 famílias que as frequentam. O projeto resultou ainda num programa de televisão do mesmo nome transmitido pela RTP1, que contou com o chef Hélio Loureiro e com a nutricionista Patrícia Padrão.

Foram recebidas 700 propostas de receitas, das quais foram selecionadas as 30 que integram ‘Saudáveis à Portuguesa’, posteriormente trabalhadas e adaptadas pelos nutricionistas.

"Não podemos desperdiçar a nossa gastronomia. Numa época na qual há um bombardeamento de ideias, muitas vezes erradas, do que faz bem e mal comer, temos que contrariar a noção de que a nossa comida não é saudável", alerta o chef Hélio Loureiro.

A nutricionista Patrícia Padrão, uma das responsáveis pelo projeto ‘Nutriciência’ explica: "Atualmente há a ideia enraizada que os pratos típicos portugueses não são saudáveis e que são demasiado pesados. O problema não são os alimentos utilizados, mas sim as porções exageradas que comemos e o abuso de certos ingredientes como a gordura ou o sal".

"Por exemplo, uma feijoada pode ter até 1000 calorias ou apenas 300! Dependendo da quantidade de sal utilizado ou dos enchidos. Há certos ingredientes que podemos utilizar menos e até substituir, como trocar o sal por gengibre, ervas aromáticas ou por especiarias. E em termos de sabor não se nota a diferença", afirma a nutricionista.

As receitas seguem o padrão alimentar mediterrânico. No livro os pratos de peixe destacam-se relativamente aos pratos de carne, honrando o facto de os portugueses estarem entre os povos do mundo que mais consome pescado. A publicação apresenta ainda uma seleção de receitas de sopas, como o típico caldo verde ou um creme de lentilhas verdes, e ainda pratos ovavegetarianos, que incluem uma açorda de poejos ou um arroz de feijão com coentros.

"Este livro reflete também uma verdadeira preocupação ecológica. Incluímos muitas receitas de sopas, saladas e de peixe e atribuímos propositadamente uma menor secção à carne, já que o seu consumo é muito mais prejudicial para a saúde humana e também para o meio-ambiente", alerta Patrícia Padrão.

'Saudáveis à Portuguesa' chegou hoje às livrarias. Pela sua saúde sente-se à mesa e desfrute dos sabores que conhece desde sempre e que são bem nossos.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório