Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 18º

Tumores desenvolvidos em laboratório podem salvar vidas

Especialistas britânicos estão a desenvolver ‘mini’ tumores em laboratório numa tentativa de aumentar a taxa de sobrevivência de pacientes com cancro.

Tumores desenvolvidos em laboratório podem salvar vidas
Notícias ao Minuto

21:02 - 23/02/18 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle Cancro

Um grupo de cientistas do Hospital Royal Marsden e do Institute of Cancer Research, em Londres, retiraram amostras de tumores a 71 pacientes, que padeciam de cancro da garganta e de intestino, em estado avançado. As amostras foram posteriormente analisadas e usadas para recriar a doença em laboratório.

A investigação está a permitir, que os especialistas identifiquem as melhores drogas e terapias para os pacientes, testando-as nestes tumores em miniatura.

Espera-se que a técnica pioneira venha a beneficiar milhares de indivíduos, prolongado-lhes a esperança média de vida e diminuindo a taxa de mortalidade.

Os cientistas consideram que a técnica irá por outro lado, também limitar a exposição dos pacientes a drogas ineficazes e com possíveis efeitos secundários tóxicos.

A experiência já auxiliou os médicos do Institute of Cancer Research e do Royal Marsden a identificar drogas especificas capazes de diminuírem tumores cancerígenos numa proporção de nove pacientes para um universo de dez.

A equipa concluiu que testar aqueles ‘mini’ tumores desenvolvidos em laboratório consegue prever, entre 88 a 100 por cento, se um medicamento será eficaz.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório