Meteorologia

  • 15 DEZEMBRO 2018
Tempo
16º
MIN 16º MÁX 17º

Edição

Erros que comete quando toma banho

Há cuidados essenciais que deve ter quando salta para baixo do chuveiro. Saiba como pode proteger a saúde da sua pele e do seu cabelo.

Erros que comete quando toma banho
Notícias ao Minuto

19:33 - 23/02/18 por Liliana Lopes Monteiro  

Lifestyle Dicas

É uma atividade tão enraizada no nosso dia a dia, que por vezes já é quase automática. Mas há alguns cuidados que deve ter para desfrutar ao máximo o seu duche.

De acordo com a publicação Good Housekeeping, das principais coisas a ter em conta é a substituição da sua toalha após quatro utilizações. Para as deixar bem lavadas utilize água quente, que irá eliminar quaisquer resíduos.

Mas não é tudo, saiba quais são os erros que poderá estar a cometer quando toma banho e alternativamente o que deve fazer.

Faz exfoliação diariamente

Exfoliar a pele em excesso elimina os importantes óleos da pele, por isso não abuse. Exfolie o corpo apenas uma vez por semana

Lava o cabelo e não o penteia primeiro

Escove o cabelo antes do duche para não ficar com nós e com ele embaraçado. Se tiver o cabelo encaracolado opte por utilizar um pente com dentes largos depois de aplicar o amaciador no cabelo.

Lava-o em demasia

Quanto mais lavar o cabelo, mais oleoso fica. Com lavagens em excesso o escalpe começa a produzir mais óleo para compensar. Alternativamente, lave o cabelo dia sim dia não, assim os óleos naturais penetrarão melhor na cabeleira e os fios ficarão mais brilhantes e saudáveis.

Usa água muito quente

Não abuse! A água a temperaturas muito altas pode provocar eczemas na pele, fazendo com que fique seca e sinta comichão.

Usa demasiado champô

O ideal é utilizar pouco. Como referência, pense numa moeda ou numa noz. É o suficiente.

Utilizar sempre o mesmo champô

O cabelo muda com o passar dos anos. Quando se vai envelhecendo, o cabelo perde proteínas, elasticidade e densidade. Proteja-o e lave-o com champôs que se adequem ao cabelo, de preferência livres de sulfatos.

Secar a cabeça com muita força

Os folículos capilares podem ficar danificados, o que poderá levar à queda de cabelo. Evite também enrolar o cabelo na toalha para não o partir. 

Não pôr creme após o banho

Tem três minutos –  após este período de tempo os óleos naturais da pele começam a desaparecer com a evaporação da água. Seque ligeiramente a pele, e espalhe o creme hidratante ou óleo.

Tomar banhos prolongados

Para descomprimir há quem fique na banheira durante 15 a 30 minutos. Porém, para além do desperdício de água que isso implica, o contacto da água na pele durante tanto tempo contribui para retirar-lhe os óleos naturais. Dez minutos é o tempo recomendado.

Usar sabão no corpo todo

A pele nas pernas e nos braços não acumula muitos resíduos, por isso não insista com o sabão ou o gel de duche nessas zonas. Limpe sim melhor a cara, as virilhas, axilas, pés e nádegas.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo segundo ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório