Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 8º MÁX 15º

Atividade física moderada é suficiente para evitar ataques cardíacos

Dez minutos é o tempo mínimo de exercício leve aconselhado para que o risco de morte por ataque cardíaco diminua em homens idosos, refere estudo.

Atividade física moderada é suficiente para evitar ataques cardíacos
Notícias ao Minuto

11:00 - 21/02/18 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Exercício

150 minutos de exercício por semana – é esta a média de tempo de treino aconselhada pela maioria dos especialistas da área de saúde e desporto, segundo refere o Mirror. Um grupo de investigação académica londrino vem refutar esta ideia, apontando que 10 minutos será o mínimo suficiente para prevenir acidentes cardíacos.

O estudo baseou-se na observação de um grupo de 7735 participantes, entre os 40 e os 59 anos de idade, que foram observados em vários aspetos como exames físicos, estilo de vida, problemas de sono e possíveis doenças cardíacas. Ainda, foi pedido que usassem um aparelho que media a atividade física.

Como se esperava, os resultados mostraram que os participantes que praticavam exercício físico apresentavam menor risco de morte por qualquer causa no geral, um valor que reduzia cerca de 17% com o acrescento de atividade física leve praticada como passear o cão ou cuidar do jardim.

Contudo, o optar por atividade física mais intensa não pareceu ser mais benéfico do que o mínimo de 10 minutos diários de atividade física, a nível de prevenção de ataques cardíacos.

Os investigadores esperam, com este estudo, que se possa chegar a um programa de treino mais indicado para uma população mais velha, estimulando adultos de uma faixa etária mais elevada a incluir práticas comuns do dia a dia, que são benéficas para a saúde.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório