Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

Apure os cinco sentidos. Saiba como

Mantenha os seus cinco sentidos em forma e bem apurados, e descubra os benefícios para a sua saúde.

Apure os cinco sentidos. Saiba como
Notícias ao Minuto

15:00 - 20/02/18 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle Dicas

Qualquer pai que esteja a tentar desesperadamente acalmar uma criança num pranto, pensaria que só aquela gritaria seria capaz de acordar um morto. Mas aparentemente não.

De facto, o choro de um bebé não perfaz sequer o top dez dos barulhos mais prováveis de despertarem um homem... Será que precisa de 'afinar' os seus sentidos?

Os cinco sentidos, que estão relacionados com a percepção do meio interno e externo, são a audição, o tato, o paladar, o olfato e a visão.

Saiba como os manter em forma.

Audição

Pode não conseguir melhorar a sua audição, mas pode sim melhorar o modo como ouve, de acordo com o autor Jan Vries. Feche os olhos, de forma a bloquear a visualização de imagens que competem pela sua atenção e coloque música, por exemplo ouça o som do seu instrumento favorito a tocar um dos seus temas prediletos. “Ao privar-se de ver, está a treinar os seus ouvidos a fornecerem-lhe a informação que necessita”, explica Vries.

Tato

O maior órgão do seu corpo merece que cuide bem dele. Por isso, da próxima vez que saia à rua e esteja um frio de rachar não hesite e calce umas luvas – a sua pele merece. “Até a exposição ocasional a frio intenso pode danificar as terminações nervosas e fazer com que a corrente sanguínea seja redirecionada para outra área, levando à perda sensorial”, explica o dermatologista britânico, Christopher Rowland-Payne. Tente aumentar o fluxo de oxigénio dos nervos nas camadas externas da pele, ingerindo alimentos ricos em vitamina B12, aconselha um grupo de investigadores da Universidade de Cambridge.

Paladar

Há um motivo pelo qual se dá queijo a quem frequenta provas de vinho. Entorpece os sentidos ao revestir a boca com uma fina camada de gordura, para que qualquer bebida pareça ótima. “Para experienciar todos os sabores, é necessário limpar as papilas gustativas bochechando água, entre os pratos, durante alguns segundos”, diz Vries. E tente mastigar os alimentos durante pelo menos três segundos para que os componentes salgados, amargos e doces cheguem aos recetores da língua.

Olfato

“Aperfeiçoe a ‘técnica de cheirar’ ”, é a recomendação de Harry Fremont, criador de perfumes para as marcas Estee Lauder e Ralph Lauren. “Inalar intensamente, força a entrada de ar em demasia pelas passagens nasais. Alternativamente, cheire em pequenos intervalos que o ajudarão assim a detetar as notas mais subtis do aroma”. E tente também descrever por palavras os cheiros, recomenda o professor da Universidade de Cambridge Peter Brennan.

Visão

“Cansar os olhos em demasia pode enfraquecê-los. Consequentemente, poderá não ser capaz de se manter focado”, afirma Andrew Lotery, docente na Universidade de Southampton.

Se trabalha em frente ao ecrã interrompa o que está a fazer a cada 30 minutos, focando a vista num outro objeto e de seguida olhe de novo para o visor. Faça este exercício cinco vezes.

“Proteja os seus olhos da poluição e dos efeitos dos raios ultravioleta, use óculos de sol e utilize lágrima artificial na vista diariamente”, alerta Lotery.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório