Meteorologia

  • 25 JUNHO 2018
Tempo
19º
MIN 18º MÁX 20º

Edição

Acordar cedo e cedo erguer... Parece que dá mesmo saúde e faz crescer

Não gosta de dormir até tarde? Então está com sorte: um novo estudo sugere que acordar cedo faz muito melhor à saúde, do que permanecer na cama até mais tarde. Amanhã não carregue no ‘snooze’.

Acordar cedo e cedo erguer... Parece que dá mesmo saúde e faz crescer
Notícias ao Minuto

11:00 - 20/02/18 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle Dicas

Acorda todos os dias às 6H30 em ponto, entusiasmado para começar mais um dia? Sente que trabalha melhor e que é mais produtivo de manhã cedo? Quando os seus amigos se queixam que não conseguem dormir até tarde, não consegue perceber sobre o que estão a falar? Pode achar que é uma ave rara, mas pelos vistos a ciência está do seu lado e sim – acordar cedo e cedo erguer dá muita saúde!

Descubra os principais benefícios de ser madrugador.

É mais provável que coma um pequeno-almoço saudável

O pequeno-almoço é sem dúvida a refeição mais importante do dia, não só reinicia o metabolismo, o que contribui para perder peso, mas também é responsável por fornecer as vitaminas e nutrientes essenciais que o corpo e o cérebro necessitam para funcionarem.

Segundo o nutricionista Brandon Mentore: "Quem acorda mais tarde está mais predisposto a comer ‘qualquer coisa’, como um bolo ou um salgado. Já quem acorda de manhã cedo tende a comer alimentos mais nutritivos, ricos em fibra e proteína".

Treinos mais eficazes

O personal trainer Robert S. Herbst considera que as primeiras horas da manhã são a altura ideal para a prática de exercício físico. "O corpo recupera melhor e mais rápido, o que contribui para uma melhor recuperação muscular e potencia também uma maior queima de calorias e consequentemente o aumento da massa magra".

Luz natural

De acordo com um estudo realizado pela Universidade Northwestern, nos Estados Unidos, as pessoas que estão em contacto mais prolongado com a luz natural, são mais magras e tendem a ter um índice de massa gorda mais baixo do que as outras. Quem apanha mais sol está também menos propenso a depressões ou a experienciar estados de ansiedade.

Dormirá melhor

Se dorme entre sete e nove horas por noite, acordar cedo ajuda o corpo a estar sincronizado com os padrões naturais do sono. "O nosso ritmo circadiano encoraja o corpo a relaxar ao anoitecer, durma quando está escuro e levante-se quando o sol nasce", afirma Chris Brantner, fundador da clínica do sono SleepZoo.

Irá procrastinar menos

Se se deita com as corujas é mais provável que adie tarefas importantes para o final do dia. Todavia, pessoas adeptas das manhãs sabem que se vão deitar a uma certa hora, por isso tendem a organizar melhor o seu dia. O que poderá levar a um melhor planeamento e execução de tarefas.

Será mais feliz

Se gosta de dormir até tarde, provavelmente atribui o seu mau ou bom humor aos minutos ou horas extra que consegue permanecer na cama. Porém, investigadores da Universidade de Aachen, na Alemanha, concluíram que quem se deita mais tarde está mais propenso a dormir também menos horas e a conseguir alcançar um sono profundo, o que coloca estes indivíduos mais predispostos a depressões.

Será mais bem sucedido

Programar o despertador para uma ou duas horas mais cedo poderá também ajudá-lo a progredir na carreira. Um estudo conduzido pela Universidade de Heidelberg, na Alemanha, concluiu que os empregados com maior produtividade durante as manhãs, estão também melhor posicionados para alcançarem carreiras de sucesso.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo segundo ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório

Os cookies ajudam-nos a melhorar a sua experiência como utilizador.

Ao utilizar o nosso website, está a aceitar o uso de cookies e a concordar com a nossa política de utilização.