O que acontece ao corpo quando se adere ao treino de alta intensidade

É dos tipos de treino mais eficientes, mas também dos que mais esforço requer.

Notícia

© iStock

Daniela Costa Teixeira
14/02/2018 12:08 ‧ 14/02/2018 por Daniela Costa Teixeira

Lifestyle

HIIT

O treino intervalado de alta intensidade (HIIT) é uma das variedades do fitness mais populares do momento e não é difícil perceber o porquê: trabalha o corpo como um só, desafia os atletas a atingirem o seu limite e os resultados ficam rapidamente à vista.

Este treino baseia-se em conseguir fazer o máximo de repetições de um movimento num determinado período de tempo, fazendo pausas entre cada ‘set’ (ou conjunto de movimentos). Mas, o que é que este tipo de exercício faz mesmo ao corpo humano? Muito mais do que as pessoas pensam.

De acordo com o médico Michael Mosley, que explicou o impacto desta modalidade à BBC, o HIIT começa por elevar entre 80% a 90% a frequência cardíaca do atleta, sendo, por isso, importante respeitar os períodos intervalados de descanso.

A nível orgânico, diz, “quando exigimos ao máximo o nosso corpo, o açúcar armazenado nos músculos é libertado e utilizado como combustível durante o exercício”. E é aqui que acontece a ‘magia’ do HIIT. Por fazer do açúcar acumulado o seu principal combustível, este tipo de exercício assume-se como um dos mais eficazes na hora de perder alguns quilos – até porque esta procura por energia acontece mal se começa este treino intenso.

Na prática, escreve a BBC, este tipo de treino reduz em 24% os níveis de açúcar armazenados, aumenta a resistência (física, respiratória e mental), estimula os genes e melhora ainda a função cardiovascular dos atletas.

Depois de terem testado o HIIT num grupo de voluntários, os médicos que acompanharam Mosley nesta aventura concluíram ainda que a performance dos atletas melhorou cerca de 11% e que o corpo acaba por continuar a trabalhar mesmo quando está em repouso.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas