Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 16º MÁX 25º

O que acontece ao corpo quando se adere ao treino de alta intensidade

É dos tipos de treino mais eficientes, mas também dos que mais esforço requer.

O que acontece ao corpo quando se adere ao treino de alta intensidade
Notícias ao Minuto

12:08 - 14/02/18 por Daniela Costa Teixeira

Lifestyle HIIT

O treino intervalado de alta intensidade (HIIT) é uma das variedades do fitness mais populares do momento e não é difícil perceber o porquê: trabalha o corpo como um só, desafia os atletas a atingirem o seu limite e os resultados ficam rapidamente à vista.

Este treino baseia-se em conseguir fazer o máximo de repetições de um movimento num determinado período de tempo, fazendo pausas entre cada ‘set’ (ou conjunto de movimentos). Mas, o que é que este tipo de exercício faz mesmo ao corpo humano? Muito mais do que as pessoas pensam.

De acordo com o médico Michael Mosley, que explicou o impacto desta modalidade à BBC, o HIIT começa por elevar entre 80% a 90% a frequência cardíaca do atleta, sendo, por isso, importante respeitar os períodos intervalados de descanso.

A nível orgânico, diz, “quando exigimos ao máximo o nosso corpo, o açúcar armazenado nos músculos é libertado e utilizado como combustível durante o exercício”. E é aqui que acontece a ‘magia’ do HIIT. Por fazer do açúcar acumulado o seu principal combustível, este tipo de exercício assume-se como um dos mais eficazes na hora de perder alguns quilos – até porque esta procura por energia acontece mal se começa este treino intenso.

Na prática, escreve a BBC, este tipo de treino reduz em 24% os níveis de açúcar armazenados, aumenta a resistência (física, respiratória e mental), estimula os genes e melhora ainda a função cardiovascular dos atletas.

Depois de terem testado o HIIT num grupo de voluntários, os médicos que acompanharam Mosley nesta aventura concluíram ainda que a performance dos atletas melhorou cerca de 11% e que o corpo acaba por continuar a trabalhar mesmo quando está em repouso.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório