Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 24º

Pode o desfile de Carnaval ser considerado exercício físico?

Falamos com o personal trainer Paulo Teixeira para saber se, além de se divertir na noite mais festiva do ano, há mais vantagens em participar num desfile carnavalesco.

Pode o desfile de Carnaval ser considerado exercício físico?
Notícias ao Minuto

14:20 - 13/02/18 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Carnaval

Seja no Carnaval de Ovar, Torres Vedras ou tantos outros que se celebrem no país, o garantido é que, durante horas, vai ‘sambar’, cantar e andar até lhe doer os pés.

Vale a pena, não fosse esta uma celebração já tão enraizada no país. Mas além do sentimento de dever cumprido enquanto festa, fomos saber se há mais vantagens (e mais motivos para celebrar) – falamos das calorias perdidas durante um desfile de Carnaval onde além de cantar e dançar, usa adereços não propriamente leves que tornam o ‘exercício físico’ mais puxado.

Perguntamos a Paulo Teixeira, personal trainer e instrutor no projeto de treinos outdoor POWR, se considera que participar num desfile pode ser considerado exercício físico. A resposta foi (infelizmente para muitos), a esperada: “não posso considerar exercício físico porque não existe um planeamento organizado com um objetivo desenvolvido de performance física. Apenas um desenvolvimento e memorização.

Portanto, nem os desfiles de Carnaval nem as noites de ano novo, onde muitos dançam durante a noite toda, irão contar como ‘exercício do dia’. Ainda assim, é um esforço a que o corpo não está habituado e por isso o PT aconselha a que se leve a noite de desfile de carnaval um pouco mais a sério, através de um planeamento prévio, que deve “incluir sessões de desenvolvimento da condição física, para além da coreografia” por si só.

Desta forma, explica Paulo Teixeira, estarão aptos para o desfile no grande dia, e “irão ter melhor prestação na coreografia e prevenir possíveis lesões”.

No Sul do país, foi em Torres Vedras que muitos festejaram sob o tema ‘Mares e Oceanos’. O evento termina amanhã, dia 14, às 21h, com o Enterro do Entrudo com Fogo de Artifício, mas foi ontem, véspera do dia de Carnaval, o dia mais forte, que contou com o Curso Noturno.

Já em Ovar, mais a Norte, viveu-se aquele que é chamado o Carnaval mais português de Portugal, com o sábado a garantir uma enchente de gente quase tão grande como a segunda-feira, dia mais forte do evento. Ao contrário de em Torres Vedras, onde a programação dura até 4ªf, para Ovar o encerramento das festas acontece amanhã.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório