Meteorologia

  • 12 DEZEMBRO 2018
Tempo
16º
MIN 16º MÁX 17º

Edição

Comer mais devagar pode reduzir a obesidade até um terço

Um novo estudo indica que pessoas que comem e mastigam a um ritmo ‘normal’ têm menos probabilidade, 29%, de ficarem clinicamente obesas, comparativamente a quem ‘engole’ as refeições.

Comer mais devagar pode reduzir a obesidade até um terço
Notícias ao Minuto

12:00 - 13/02/18 por Liliana Lopes Monteiro  

Lifestyle Dicas

Os indivíduos que comeram as suas refeições a um ‘ritmo’ normal têm 29% menos hipóteses de se tornarem obesos. Já quem comeu mais devagar reduziu a probabilidade para 42%. Estas foram as conclusões de um estudo levado a cabo por uma equipa de investigadores da Universidade Kyushu, no Japão, no qual foram analisados 60 mil diabéticos, durante seis anos, pedindo-lhes que registassem se comiam rápido, devagar ou a um ritmo ‘normal’.

Segundo os investigadores, o fenómeno acontece porque o intestino demora cerca de 20 minutos a ‘avisar’ o cérebro que está cheio – expondo as pessoas que comem mais rápido a um maior risco de também comerem em demasia.

O estudo apontou ainda que os indivíduos com profissões de alta pressão e que consomem as refeições à pressa ou à secretária em frente ao computador, nomeadamente sanduíches ou outras comidas rápidas, estão a contribuir em larga escala para a epidemia da obesidade.

Os especialistas sublinham que as principais refeições devem ser ingeridas durante pelo menos 20 minutos, e que outras mais pequenas como o lanche ou a seia devem se prolongar pelo pelos durante 10 minutos.

Dicas para atingir estes objetivos passam por mastigar a comida o dobro das vezes que faz atualmente, e pousar o garfo e a faca entre dentadas.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo segundo ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório