Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 24º

Bomba calórica: Bebidas alcoólicas podem arruinar dieta no Carnaval

O Carnaval e os dias que o antecedem são quase sempre sinónimo de bebidas alcoólicas e de muita festa. Para a nutricionista Sónia Almeida, o melhor é evitá-las.

Bomba calórica: Bebidas alcoólicas podem arruinar dieta no Carnaval

Segundo a nutricionista, quanto maior a quantidade de álcool ingerida, maiores são os prejuízos para a saúde. “O cérebro e o fígado são os mais prejudicados pelo excesso de bebida, além de arruinar qualquer dieta, pois são muito calóricas”, avisa a especialista.

Entre bailes, idas a discotecas, brincar ao Carnaval e os típicos desfiles não existe bebida que substitua a água para hidratar o corpo. “Pode-se alternar com água de coco para repor a perda de minerais pelo suor ou por outros tipos de água com sabor a fruta”, informa a especialista.

E compara: uma grama de hidratos de carbono ou de proteína contém quatro calorias, um grama de gordura carrega nove calorias, enquanto um grama de álcool é responsável por sete calorias.

Porém, para os que não querem ficar longe do álcool é possível escolher entre bebidas mais e menos calóricas, diz Sónia Almeida.

- As bebidas regadas a leite condensado e açúcar, como os populares coktails, caipirinhas e caipiroskas, são uma bomba calórica e devem ser ingeridas com moderação. Um cocktail que leve, por exemplo fruta e leite condensado pode conter até 500 calorias e meio copo de caipirinha feita com limão, cachaça e açúcar, 274 calorias, diz a nutricionista.

- A médica explica ainda que 355militros de um mojito (bebida cubana feita com rum branco, limão, hortelã e açúcar) tem 450 calorias. Já um copo de Cuba Libre (rum) com Coca-Cola normal tem 190 calorias — e cai para 110 calorias se a bebida for feita com uma versão ‘light’ ou ‘zero’.

- Uma taça de champanhe tem 300 calorias e uma dose de vodka tem 233. Já uma lata de cerveja contém apenas cerca de 150 calorias.

“As bebidas fermentadas, como a cerveja, têm menor quantidade de álcool e de calorias do que as destiladas (uísque, vodca e outras) e contém pequenas quantidades de algumas vitaminas e minerais, como vitamina B6”, explica Sónia Almeida.

Todavia, entre as bebidas destiladas destaca-se também o gim e pelo lado positivo! Uma dose, cerca de 30 mililitros, contém apenas entre 50 a 60 calorias.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório