Meteorologia

  • 24 SETEMBRO 2018
Tempo
22º
MIN 22º MÁX 23º

Edição

No dia 14 de fevereiro cuide do seu coração

É já na quarta-feira que se celebra o Dia Nacional do Doente Coronário em Portugal. Saiba o que pode começar já a fazer para cuidar da saúde do seu coração.

No dia 14 de fevereiro cuide do seu coração
Notícias ao Minuto

20:03 - 12/02/18 por Liliana Lopes Monteiro  

Lifestyle Doenças coronárias

Cerca de 35 mil portugueses morrem anualmente por doenças cardiovasculares, que continuam a ser a principal causa de morte e representam um terço de toda a mortalidade da população em Portugal.

Nos restantes países desenvolvidos o cenário é semelhante. Só no Reino Unido morrem todos os anos 73 mil pessoas vítimas de patologias do coração e a cada sete minutos alguém tem um ataque cardíaco.

Descubra como pode permanecer fora das estatísticas.

Comece hoje a cuidar do seu coração.

Vigie o seu peso

Em Portugal, quase metade da população apresenta excesso de peso e perto de um milhão de adultos sofre de obesidade. Estes números preocupantes estão, entre outras causas, ligados a hábitos de vida mais sedentários e à transformação dos hábitos alimentares, ocorrida ao longo das últimas décadas, que tem favorecido o consumo de cereais refinados, açúcares e gorduras saturadas, em detrimento da tradicional alimentação mediterrânica, rica em cereais integrais, peixe, vegetais, fruta e azeite.

Segundo, a Organização Mundial da Saúde a obesidade é uma epidemia, que afeta a longevidade e a qualidade de vida. Estima-se, por exemplo, que a hipertensão seja 2,5 vezes mais frequente nos indivíduos obesos que em pessoas com peso normal.

É importante manter a cintura abaixo dos 80 cm, no caso das mulheres e não mais do que 94 cm, entre os homens. Ao respeitar estas medidas terá menos probabilidades de sofrer com doenças coronárias.

Beba menos álcool

Mais de um terço dos homens e mais de um quarto das mulheres bebem em excesso.

Beber em demasia pode enfraquecer o músculo cardíaco, provocando dificuldades no bombeamento do sangue, e causando anomalias no ritmo cardíaco. Não ultrapasse as 14 doses por semana.

Faça mais exercício

Se praticar mais exercício foi uma das promessas que fez na Passagem de Ano, por favor não desista! Segundo, um estudo manter-se ativo é “a cura milagrosa” para uma variedade de doenças.

“Treinar melhora a circulação, estimula o colesterol bom e reduz o mau, baixa a tensão arterial, aliviando a pressão no seu coração”, explica o clínico britânico Roger Henderson.

Faça 30 minutos de atividade física diariamente, cinco vezes por semana. Não precisa de contratar um personal trainer ou de inscrever-se num ginásio. Pode caminhar, dançar, andar de bicicleta… sabia que o sexo também queima calorias?

Reduza o sal

Ingerir sal a mais pode aumentar a pressão arterial, fazendo com que o corpo retenha água. Desta forma, as artérias tornam-se mais estreitas até ficarem completamente obstruídas.

Experimente substituir o sal por alho, pimenta ou sumo de limão. E não ingira mais de seis gramas de sal por dia.

Não fume

Fumar está na origem de cerca de um décimo de todas as doenças coronárias. O cigarro causa danos irreparáveis no revestimento das artérias e é considerado o maior fator de risco para o surgimento deste tipo de patologias.

Opte pelos ‘super alimentos’

Uma dieta equilibrada reduz a probabilidade de ter uma doença coronária. Mais ainda alguns alimentos são conhecidos por protegerem o coração.

Peixes ricos em ómega 3, como o salmão, reduzem o risco de ataques cardíacos e de entupimento das artérias.

Mirtilos, morangos e amoras reduzem a pressão sanguínea e ajudam à dilatação dos vasos sanguíneos. Já o tomate ajuda também na redução do mau colesterol.

Lave os dentes

Gengivites ou gengivas inflamadas, não prejudicam apenas a saúde dentária, estão também relacionadas com o aparecimento de doenças cardíacas.

A bactéria das gengivas espalha-se no sangue, e é absorvida pelos depósitos de gordura no coração, o que causa coágulos e ataques cardíacos. Vá regularmente ao dentista e cuide da sua higiene dentária.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo segundo ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório