Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
MIN 8º MÁX 15º

Gases. Porque os temos e porque cheiram tão mal?

Soltamos gases pelo menos 14 vezes ao dia. Saiba porque é que às vezes até não cheiram assim tão mal e porque outras vezes é mesmo necessário tapar o nariz.

Gases. Porque os temos e porque cheiram tão mal?
Notícias ao Minuto

06:00 - 13/02/18 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle Factos

Há quem se ria quando alguém dá um pum, há também quem ache nojento ou quem diga que nunca o faz… Todavia, é uma função corporal como qualquer outra, como dormir ou respirar – ou seja, todos o fazemos!

Em média cada pessoa produz cerca de meio litro de ‘gás’ por dia, o que equivale a 14 puns diários.

Porém, há dias nos quais esse número é largamente ultrapassado… A clínica e investigadora no American College of Gastroenterology, Patricia Raymond explica porquê que temos dias assim...

Flatulência no avião

Já reparou que talvez esteja mais propenso a soltar ‘gás’ quando viaja de avião. Aparentemente, há uma razão científica para isso acontecer: altitudes mais elevadas fazem com que o ‘gás’ no nosso corpo se expanda. O que causa inchaço e flatulência.

Comida saudável

Nem tudo o que comemos é digerido pelo organismo. Qualquer alimento que não seja processado pelo intestino delgado, passa para o intestino grosso, onde permanece até ser ‘soltado’.

Infelizmente os puns mais mal cheirosos que damos, devem-se à ingestão dos alimentos que caraterizamos como saudáveis. Incluindo: fruta, vegetais, alimentos integrais e legumes.

Ar a mais ou aerofagia

Os puns têm dois pontos de ‘origem’. Um é o ‘gás’ produzido pelo intestino grosso, o outro é o ar que ingerimos. Sim leu bem… Este ar viaja até ao nosso sistema digestivo, e mais uma vez terá eventualmente de ser ‘libertado’. Contudo, se está a ‘engolir’ uma grande quantidade de ar, não tem necessariamente que se preocupar, porque estes puns tendem a não ter odor, ao contrário daquela variedade mais temida… Conhecidos por serem ‘silenciosos mas mortais’.

A aerofagia acontece quando comemos demasiado rápido, mastigamos pastilha ou ingerimos bebidas com gás em demasia.

Absorção

Os puns são particularmente desagradáveis, quando o corpo tem dificuldade em absorver certos nutrientes. Geralmente, a maioria dos indivíduos enfrenta alguns problemas na digestão de lactose e de açúcares, provenientes de alimentos ricos em hidratos de carbono.

Algo mais sério se passa

Em casos de flatulência constante e dolorosa, ou associada a outros sintomas como diarreia ou prisão de ventre, vale a pena consultar um médico. Mais ainda, puns com muito mau odor são por vezes sintomas de síndrome de cólon irritável ou de doença celíaca.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório