Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

Factos sobre o herpes que provavelmente desconhece

Por exemplo: a maioria das pessoas tem herpes. E sim, isso pode inclui-lo. E não, isso não vai arruinar a sua vida.

Factos sobre o herpes que provavelmente desconhece
Notícias ao Minuto

11:00 - 13/02/18 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle Doença

Existem dois tipos de herpes. O herpes labial e o herpes genital são dos vírus mais comuns em todo o mundo. Mesmo assim, subsistem muitos – alguns deles perigosos – mitos tanto sobre a transmissão como sobre o tratamento. 

A estirpe 1 do vírus do herpes simplex (VHS-1) causa herpes labial, que geralmente se caracteriza por vesículas preenchidas por líquido que se formam na boca e à sua volta. A área infetada é frequentemente dolorosa e muito contagiosa, provocando a infeção pelo vírus do herpes a pessoas que entrem em contacto com a zona infetada. A maioria das pessoas contrai o vírus quando são crianças.

A prevalência de infeção pelo VHS-1 é de 60% a 80% na população mundial, o que pode significar que existe um vasto reservatório deste vírus. A infeção pelo VHS-1 depende da idade, sendo superior a 40% aos 15 anos de idade e de 60 a 90% em adultos. Nos países desenvolvidos, ela é de 20% aos 5 anos de idade e de 40 a 60% entre os 20 e os 40 anos.

O herpes genital é uma doença de transmissão sexual que afeta a zona genital e que é causada pelo vírus herpes simplex, mas de estirpe 2 (VHS-2). O herpes genital resulta de uma transmissão que ocorre na sequência de sexo vaginal, oral ou anal com alguém que esteja infetado. Os líquidos presentes nas vesículas contém o vírus e o contacto com esses fluidos pode causar a infeção. A doença carateriza-se também por vesículas preenchidas na área genital, nádegas e ânus.

A infeção pode ocorrer mesmo quando não existem bolhas ou vesículas visíveis porque o vírus pode ser libertado a partir da pele da zona infetada.

Mesmo quando os indivíduos estão infetados e não apresentam sintomas, o vírus do herpes continua ativo e pode voltar a qualquer momento.

Os surtos não são os únicos sintomas do herpes

Na verdade, os sintomas atípicos são o motivo pelo qual tantas pessoas não sabem que têm herpes. Sintomas atípicos incluem coisas como, dor nos nervos, músculos doloridos, comichão e uma sensação de formigueiro. "A pessoa pode até ter febre, fadiga e sintomas de gripe", diz Vanessa Cullins, vice-presidente de Assuntos Médicos Externos na Planned Parenthood, nos Estados Unidos.

Os surtos podem ser muito mais frequentes durante a gravidez

De acordo com um estudo no New England Journal of Medicine, mais de 30% das mulheres grávidas nos Estados Unidos têm herpes genital. Durante a gravidez, o sistema imunológico da mulher está enfraquecido, estando mais propensa a ter surtos de herpes. De acordo com Cullins, "a gravidez é o período em que [um médico] realmente quer saber se a pessoa teve ou não herpes no passado, para que possa proteger a gestante e seu bebé da infeção”.

Pode transmitir herpes ao seu parceiro, mesmo que não esteja a ter um surto

A herpes é transmitida através do contato pele a pele, e não pelo sangue ou saliva. Cullins explica que alguém com VHS pode transmitir o vírus da herpes sem ter um surto (situação conhecida como transmissão viral assintomática) e infetar alguém dessa forma. “Medicamentos antivirais supressivos, como o aciclovir ou outros medicamentos antivirais, inibem a replicação do VHS o que diminui a transmissão, mas não eliminam o vírus completamente”, diz Cullins.

Como se previne o Herpes Genital?

A melhor forma de prevenção é não ter relações sexuais com pessoas infetadas pelo herpes simplex. No caso de pessoas sexualmente ativas, é importante, mesmo nas relações monógamas e estáveis, realizar testes laboratoriais regulares para se despistar esta e outras doenças sexualmente transmissíveis.

O uso de preservativo reduz o risco de infeção pelo vírus herpes simplex. Contudo, uma vez que as lesões podem ocorrer em áreas adjacentes aos órgãos genitais, o contágio pode ocorrer mesmo na presença de preservativo.

Ainda assim Cullins alerta “o facto de alguém ter VHS não significa que essa pessoa foi imprudente ou irresponsável com a sua vida sexual. E a pessoa já estando infetada, não importa como e por que contraiu o vírus, ele não apaga sua humanidade e o direito ao respeito”.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório