Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
24º
MIN 13º MÁX 24º

Aproveite a viagem e esqueça o jet leg

Há formas naturais de evitar toda a exaustão que sente ao viajar para um destino com grande diferença horária.

Aproveite a viagem e esqueça o jet leg
Notícias ao Minuto

22:09 - 09/02/18 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Jet Lag

Não, ninguém está livre do jet leg, mas há formas de reduzir os efeitos deste problema (que afeta principalmente as mulheres, segundo diz a Associação Americana do Sono). Para que todos os minutos da sua viagem sejam aproveitados, há métodos a ter em consideração antes e durante o voo, na própria viagem e depois de regressar a casa, segundo o site Prevention.

Antes da viagem:

Uns dias antes da viagem, vá ajustando o seu horário até se aproximar do fuso horário do destino para onde vai.

No caso de ir para um local onde anoitece mais tarde, deite-se também mais tarde, mas não fique na sala a ver televisão com as luzes baixas por exemplo, para habituar o seu corpo ao ‘dia’, terá de ter as luzes acesas e faça algo que o mantenha acordado como passear ou fazer algo que lhe ocupe a mente.

Se pelo contrário deve deitar-se mais cedo, reproduza um ambiente noturno com o mínimo de luz possível e evite atividades muito agitadas antes de dormir, bem como televisão ou telemóvel.

Durante o voo:

É confuso para o corpo viajar entre locais com horários distintos entre poucas horas. Por isso, se chega ao destino durante o dia, ou logo de manhã, faça por dormir no avião. Garanta o maior conforto possível com máscara de olhos, manta ou almofada. Um pouco de meditação também o pode ajudar.

O foco tem de ser sempre o fuso horário do destino, por isso se lá é hora de tomar o pequeno almoço, obrigue-se a tal. Para se manter acordado, beber água é uma boa técnica: o site aponta uma média de meio litro de água bebida por cada hora de voo. Se sentir necessidade de ir várias vezes à casa de banho, tanto melhor. É do modo que se mantem acordado e com boa circulação sanguínea.

Durante a viagem:

É neste momento que o jet leg se começa a sentir, por isso quanto mais cedo se habituar à hora local, melhor. Se for de dia, evite a todo o custo ir dormir, pode ser cansativo ao primeiro dia, mas fará com que o seu corpo se habitue. Uma vez mais, a atividade física vai ajudar, bem como o máximo tempo que passar ao ar livre.

Programe o seu primeiro dia de viagem com antecedência, vai ajudar-lhe a manter-se focado quando lá chegar. Além disso, e tal como aconteceu no avião, almoce e janta às horas supostas, mesmo que não tenha muita fome.

No regresso a casa:

Se durante a viagem pôs em prática os métodos referidos, será mais fácil regressar ao horário a que a sua rotina estava anteriormente habituada, mas se continuar a sentir o jet leg, o que é bem possível, continue a praticar por mais um dia ou dois o ajuste de horários ao dormir, comer e acordar às horas a que é suposto no seu fuso horário.

Se tiver com problemas de sono, cerejas antes de dormir será uma boa opção, já que são ricas em melatonina, um composto químico que o nosso corpo produz para dormir.

Idealmente, regresse a casa um dia antes de regressar ao trabalho, para garantir que está pronto e no fuso horário em que é suposto.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório