Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 19º

Treine ao frio, vai queimar mais calorias

‘Treine todo o ano’ é uma regra que acaba de ganhar mais força.

Treine ao frio, vai queimar mais calorias
Notícias ao Minuto

15:11 - 08/02/18 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Treinos

A ‘culpa’ deste fator é da hormona irisina, que é estimulada a produzir calor através das células gordas quando o corpo está exposto a baixas temperaturas, queimando mais calorias que num treino em ambiente comum. A média, diz o site espanhol Desporte y vida, é de mais 100 calorias queimadas por cada 15 minutos de treino a temperatura inferior a 10ºC.

A comprovar esta ideia, é dada como exemplo a comparação entre resultados de maratonas ao longo dos anos, de onde se conclui que a melhor temperatura para se correr são os 5ºC. Ainda que pareça difícil (ou quase impossível) correr nestas condições, o trabalho muscular leva o corpo a adaptar-se às baixas temperaturas, já que o próprio organismo produz calor como forma de proteção (e nos permite queimar mais calorias).

Parece um cenário que vale a pena. Mas a questão prende-se no limite entre até que ponto treinar ao frio é vantajoso e até onde podemos ir para evitar um esforço necessário do corpo.

Como provam os dados da maratona referidos, o corpo registe a temperaturas bastante baixas. Além disso, quanto mais frio, melhores defesas. O sistema imunitário é melhorado quando treina no inverno, diminuindo em 30% a probabilidade de apanhar uma gripe. Além disso, a resistência cardíaca e capacidade pulmonar melhoram, ou seja, a sua condição física toda é beneficiada quando se treina no Inverno, e as vantagens ficam para todo o ano, desde que a prática seja contínua.

Como se as vantagens a nível físico não bastassem, treinar ao ar livre ajuda a combater a depressão. Tal deve-se à libertação de endorfinas e outras hormonas que “estimulam a sensação de bem estar e facilitam o bom funcionamento do metabolismo”, conta o site espanhol.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório