Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 24º

Cientista português descobre substância que queima gordura

De acordo com um estudo inédito, realizado por um grupo de investigadores do Instituto Karolinska, na Suécia, e liderado pelo cientista português Jorge Ruas, a prática diária de exercício físico leva à perda de peso, através do aumento dos níveis de uma substância denominada de ácido quinurénico, que por sua vez atua nas células onde a gordura é armazenada.

Cientista português descobre substância que queima gordura
Notícias ao Minuto

13:00 - 07/02/18 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle Descobertas

O estudo foi divulgado hoje na publicação científica Cell Metabolism. A mesma equipa de investigadores coordenada por Jorge Ruas, professor-associado e investigador naquele Instituto, já tinha concluído, em 2014, que a produção do corpo do ácido quinurénico, aumentava com a prática de exercício físico e diminuía a probabilidade de ocorrência de estados depressivos provocados pelo stress, ao eliminar do cérebro os efeitos tóxicos de uma outra substância, a quinurenina.

Agora, os cientistas provaram que o ácido quinurénico atua também nas células adiposas, aumentando o gasto de energia e levando à perda de peso. O ácido influencia ainda o sistema imunitário fortalecendo as suas defesas contra inflamações. A substância poderá então ser usada e manipulada em tratamentos com pacientes obesos, desde que os indivíduos pratiquem regularmente exercício físico.

“O ácido quinurénico força o organismo a queimar gordura adicional", ao converter a gordura branca, que é armazenada, em gordura castanha, que se dissolve sob a forma de calor para controlar a temperatura corporal, explicou à Lusa Jorge Ruas.

Na experiência, a equipa usou dois grupos de ratos de laboratório, aos quais deu uma dieta alimentar hipercalórica. A um dos grupos, o de controlo, foi administrado um placebo. Ao outro, uma dose diária de ácido quinurénico. Após, três a quatro dias, os roedores com níveis de ácido quinurénico aumentados começaram a perder tecido gordo e consequentemente a perder peso, sem ter em conta a quantidade de comida ingerida.

No estudo, os cientistas descobriram também uma proteína, a GPR35, localizada na superfície das células adiposas e que opera como um recetor do ácido quinurénico, mas também de outras pequenas moléculas, "algumas delas sintéticas".

Jorge Ruas e a restante equipa, da qual fazem parte outros investigadores portugueses, esperam agora testar a substância no tratamento da obesidade e averiguar qual o tipo de intervenção mais eficaz: se a administração direta de doses de ácido quinurénico ou de moléculas sintéticas.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório