Chama-se milia e resulta da impossibilidade de a pele esfoliar naturalmente, o que resultam em manchas brancas – poros entupidos com queratina.
É possível que já tenha encontrado umas manchinhas brancas no seu rosto, que não são borbulhas nem vestígios de acne, mas também não são algo natural e suposto.
A milia é bastante comum em qualquer idade, e deve-se principalmente à exposição solar excessiva ou obstrução dos poros por produtos de maquilhagem.
Como se livrar deles?
Nunca tente remover a milia como se fosse uma borbulha (que, já agora, também não deve ser removida, mas tratada devidamente). Em vez disso, opte por produtos que reduzam gradualmente as manchas. Um exfoliante suave é um bom princípio pois sem agressão vai ajudar a obstruir os poros. Produtos com retinol e ácido glicólico são também aconselhados, por promoverem a renovação celular. Por fim, e já que o o sol é o principal causador deste problema, inclua protetor solar na rotina diária, com pelo menos SPF 30.
Segundo o site Pure Wow, o tempo de recuperação de uma pele mais homogénea pode demorar entre uma semana a um mês, dependendo dos cuidados diários com que a sua pele conta.