Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
22º
MIN 15º MÁX 22º

Como sobreviver ao frio sem ficar engripado

Lavar as mãos com sabão, dar ou receber um abraço, sorrir porque sim e fazer amor… Dicas improváveis que o podem ajudar a sobreviver ao tempo gelado que se faz sentir. Não fique de molho.

Como sobreviver ao frio sem ficar engripado
Notícias ao Minuto

11:00 - 06/02/18 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle Dicas

Gripes e constipações são os grandes motivos para se perderem dias de trabalho e de vida em casa doente, durante o inverno. Só no Reino Unido, estima-se que anualmente 27 milhões de pessoas faltem ao trabalho por esta razão.

O que acaba por não ser surpreendente, já que os adultos contraem em média o vírus da gripe duas vezes por ano.

Em Portugal a semana começou com uma onda de frio e as temperaturas vão cair ainda mais ao longo dos próximos dias, chegando a marcar 7º graus negativos no interior do país. Há precauções e dicas simples que pode seguir para escapar ao gelo que se faz sentir e não se constipar…

Lavar as mãos

Cerca de 80% dos vírus espalham-se através do contacto. Lavar as mãos regularmente, idealmente durante 15 segundos, com sabão e água quente é um dos métodos mais eficazes para se prevenir. “Lave as mãos especialmente após viajar nos transportes públicos, depois de ir à casa de banho e antes de comer”, alerta o fisiologista Justin Jones, chefe da especialidade no Centor Nuffield Heatlh, no Reino Unido.

Suplementos

Antes de ficar doente procure tomar suplementos à base de equinácea. A planta protege o sistema imunitário e reduz inflamação.

Não fique em casa

Mantenha uma vida social ativa. “Estar rodeado de pessoas, amigos, familiares e até por colegas de trabalho aumenta o sistema imunitário. Ria e dê abraços. Quem se mantém ativo socialmente em geral tem menos probabilidades de ficar doente”, afirma a psicóloga britânica Megan Arroll.

Aposte no amor

Ter relações sexuais uma ou duas vezes por semana aumenta até 30% a imunoglobulina A, os anticorpos que combatem a gripe.

Durma

“Dormir pouco enfraquece o organismo, tornando-o mais vulnerável a infeções e a mudanças hormonais”, explica a clínica Lisa Artis do Sleep Council.

Alimente-se bem

“A fruta e vegetais contém mais de 20 mil antioxidantes”, diz a nutricionista Emma Ross. “Coma frutas e legumes variados, aposte nos alimentos verdes escuros e roxos”, recomenda.

Quente e frio

Quando estiver no duche opte por alternar o jato do chuveiro entre água quente e água fria. A variação de temperatura melhora o sistema imunitário, aumentando a produção de glóbulos brancos.

Beba mais água

“A água presente no organismo é responsável por transportar nutrientes para as células, eliminar toxinas e por manter a temperatura do corpo estável. Também mantém o revestimento da boca hidratado e húmido, reduzindo a probabilidade de contrair o vírus”, diz Ross.

Exercício

Segundo um estudo desenvolvido pelo professor David Nieman, na Universidade da Carolina do Norte, nos Estados Unidos, quem caminha diariamente entre 30 a 40 minutos, cinco vezes por semana, tem menos 50% de probabilidade de ficar constipado.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório