Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 13º MÁX 24º

Emoções negativas deixam-nos 'imunes' ao sofrimento dos outros

Quando vemos alguém com uma expressão mais triste e até mesmo a sofrer, tendemos a sentir empatia com tais emoções alheias ou a ficar indiferentes? Tudo depende do nosso estado de espírito.

Emoções negativas deixam-nos 'imunes' ao sofrimento dos outros
Notícias ao Minuto

08:05 - 11/02/18 por Daniela Costa Teixeira

Lifestyle Ciência

Ninguém gosta de estar triste nem de sofrer. É um facto. Mas, e se forem os outros a serem ‘domados’ pelos sentimentos negativos? Pois bem, a forma como reagimos a tal depende quase única e exclusivamente do nosso estado de espírito.

Esta é a conclusão de dois recentes estudos citados pela BBC – ambos realizados em momentos distintos pela Universidade de Genebra (na Suíça) - e que mostram que quando uma pessoa está alegre e bem disposta tende a ficar mais sensibilizada com o sofrimento alheio, já quando se está triste ou de mau humor é comum ficar imune à dor de terceiros, acabando por desvalorizar.

Esta falta de empatia deve-se, em parte, ao impacto que as emoções negativas têm no cérebro, mais concretamente nas duas áreas ligadas à dor: o giro cingulado e o lobo da ínsula. Embora estas duas regiões cerebrais fiquem ativadas quando sentimos dor ou quando vemos dor, os sentimentos negativos ou o mau humor que sentimos são capazes de ‘travar’ esta ativação, causando apatia face ao que os outros sentem.

Têm as emoções negativas também algum tipo de ligação com a solidariedade? Sim. Conta a BBC que as pessoas que se sentem mais tristes e zangadas tendem a contribuir menos em campanhas para instituições de solidariedade.

Para Olga Klimecki, da Universidade de Genebra, a falta de empatia das pessoas dominadas pelos sentimentos negativos deve-se à autoproteção. Na prática, as pessoas estão tristes ou deprimidas “ou que sofrem de excesso de emoções negativas”, diz a especialista, são “mais propensas a concentrarem-se nos seus próprios problemas e a isolarem-se”.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório