Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 11º MÁX 18º

Nove estratégias para ser capaz de resistir ao açúcar

É viciante e causa sérios problemas à saúde quando consumido em excesso.

Nove estratégias para ser capaz de resistir ao açúcar
Notícias ao Minuto

12:00 - 31/01/18 por Daniela Costa Teixeira

Lifestyle Dicas

Açúcar: Substância doce extraída da cana-sacarina e da beterraba. Por outras palavras, hidrato de carbono solúvel de sabor doce. Em modo de alerta: um dos maiores venenos da atualidade.

Por estar presente na grande maioria dos alimentos ingeridos ao longo do dia e por ter um efeito viciante semelhante ao de muitas substâncias, o açúcar é apontado como um dos principais vilões da saúde atual, podendo contribuir para a diabetes tipo 2, para a obesidade e para patologias cardíacas, entre outras.

Mesmo quando se tem uma alimentação saudável e equilibrada é possível ficar à mercê da ‘necessidade’ de açúcar, um desejo que pode nascer por culpa da fome emocional, do desregulamento das hormonas ou até mesmo à boleia do alimento ‘saudável’ que se acabou de comer e que na verdade é nada mais do que uma mescla de ingredientes, muitos dos quais açúcares disfarçados.

Para acabar com este ciclo vicioso que é o consumo de açúcar, o The Washington Post listou aquelas que são as melhores estratégias a ter em conta e o primeiro começa logo naquela que é a primeira refeição do dia e tida por muitos como a mais importante: o pequeno-almoço. Diz a publicação que fazer uma refeição sólida logo pela manhã – com reforço de proteína - ajuda a controlar os níveis de saciedade e, com isso, reduzir os picos de gula.

Planear todas as refeições do dia, manter o organismo hidratado (e não conta o chá com açúcar, como é lógico, mas é válida a junção de limão, canela ou frutos vermelhos à água) e esperar dez minutos antes de agir perante um pico de gula são outras estratégias a ter em conta na hora de conseguir dizer ‘não’ ao açúcar. Nesta última situação, conhecer algumas práticas de autocontrolo e meditar pode ajudar.

Quando a vontade por doces parece não desaparecer, nada como optar por alimentos saudáveis mais adocicados, como a batata-doce cozida/assada, as frutas, a cenoura ou até mesmo brigadeiros energéticos e saudáveis que podem ser feitos em casa com manteiga de frutos secos, tâmaras, coco ralado, baunilha, etc.

Os smoothies caseiros (em que a quantidade de vegetais é superior à de fruta e junta-se sempre uma fonte de proteína, como o iogurte grego) são também uma excelente opção para os momentos de ‘fome por doces’, porém, nada como habituar o palato a comer algo mais amargo quando se quer algo doce, diz a publicação.

Se não há a possibilidade de levar para o trabalho todas as refeições feitas em casa, a compra de alimentos isentos de adoçantes artificiais é fundamental. Aspartame, sacarina, sucralose são alguns dos ‘açúcares’ a evitar.

Por fim, mas não menos importante, está o controlo da resistência à insulina, algo que se consegue com a inclusão de gengibre e açafrão-das-Índias na alimentação diária.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório