Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
23º
MIN 15º MÁX 23º

Muito mais do que prazer. Masturbação também dá saúde

É um tema tabu para muitos, mas os benefícios para a saúde são claros.

Muito mais do que prazer. Masturbação também dá saúde
Notícias ao Minuto

14:30 - 25/01/18 por Daniela Costa Teixeira

Lifestyle Corpo

Não é um sinal de egoísmo nem de falta de compromisso. É uma forma de alcançar o prazer de uma maneira muito própria ao mesmo tempo que se beneficia a saúde. Falamos da masturbação, um ato natural que ainda é tema tabu em muitas cabeças.

Para a psicóloga Antonia Hall, a masturbação deve ser uma prática frequente e não só pelo prazer que proporciona. Além de todo um clímax, este ato de cariz sexual ajuda a libertar “hormonas boas, como a endorfina, a dopamina e a oxitocina, que reduz a dor e faz com que a pessoa se sinta mais relaxada”.

Ao site Pop Sugar, a especialista revela que o efeito hormonal causado pela masturbação “baixa os níveis de cortisol”, isto é, reduz o stress que se sente e, com isso, reforça o sistema imunitário, que deixa de ficar constantemente à mercê da ativação dos marcadores inflamatórios.

Mas, que benefícios em concreto traz a masturbação? Além dos acima mencionados, este ato promove a fertilidade, especialmente nos homens, uma vez que salvaguarda a quantidade e qualidade do esperma, explica o médico Hal Danzer, que destaca a importância da movimentação dos espermatozóides e o papel que a masturbação tem nisso mesmo.

Uma vez que os níveis de cortisol ficam mais reduzidos, a tensão é menor e a fluidez do sangue é mais natural, ‘alimentando’ o corpo e a mente de uma forma mais coerente e amiga de todos os órgãos… até mesmo da pele, que fica mais brilhante e sedosa. Segundo Hall, “existem ainda evidências de que [a masturbação] pode proteger as mulheres contra infeções cervicais”.

Embora possa ser um ato de casal, a masturbação é também um momento íntimo e, por isso, o à vontade com o próprio corpo fica aprimorado. Por outras palavras, a auto-estima aumenta.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório