Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 24º

Dicas para se livrar de um hematoma num 'abrir e fechar de olhos'

Tem uma nódoa negra que teima em não desaparecer? Veja como acelerar o processo.

Dicas para se livrar de um hematoma num 'abrir e fechar de olhos'
Notícias ao Minuto

09:47 - 25/01/18 por Daniela Costa Teixeira

Lifestyle Corpo

Os hematomas – comummente designados de nódoas negras – são o resultado de um derrame de sangue sob a pele. Acontecem na sequência de uma rutura de vasos e espelham-se sob a forma de manchas irregulares que mudam de cor à medida que os dias passam.

Uma queda, um toque mais brusco, um procedimento invasivo, um golpe que requer pontos, uma doença auto-imune ou até mesmo a velhice são alguns dos fatores que podem levar ao aparecimento de uma nódoa negra, que começa por apresentar tons azulados, depois roxos, depois verdes e, por fim, amarelos.

Embora não haja nenhuma forma de fazer desaparecer uma nódoa negra em minutos ou até horas, existem pequenos truques caseiros que prometem acelerar o processo de desenvolvimento do hematoma, fazendo com que fique menos notório e doloroso mais depressa.

E um dos truques a ter em conta, diz o Mirror no seu site, é a aplicação de compressas de água quente na zona afetada três vezes ao dia durante 20 minutos casa. O ideal é fazê-lo logo nas primeiras seis horas, de modo a que a pele fique mais capaz de reabsorver o sangue.

Uma vez que ajuda a reduzir a inflamação, a aplicação de aloe vera na zona ‘negra’ algumas vezes ao dia faz com que a nódoa negra tenha um tempo de vida mais curto, algo que uma rodela de ananás também consegue fazer. Por ser igualmente um anti-inflamatório nato, este fruto é também um aliado contra os hematomas (e muito graças à presença de bromelina na sua composição).

Para quem não tem tempo para aplicar estas mezinhas caseiras na zona afetada, nada melhor do que reforçar a ingestão de alimentos ricos em vitamina C ou até mesmo procurar um suplemento que seja rico nesta vitamina também ela anti-inflamatória, destaca a publicação.

Tem nódoas negras com frequência? Estes são alguns dos motivos.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório