Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 19º

As 'regras' do fitness que deve já esquecer

Tal como acontece com a alimentação, também o mundo do fitness está recheado de regras e teorias nem sempre verdadeiras. Eis algumas que deve esquecer o quanto antes.

As 'regras' do fitness que deve já esquecer
Notícias ao Minuto

23:00 - 27/01/18 por Daniela Costa Teixeira

Lifestyle Teoria

No mundo do fitness, são muitos os amantes de ginásio e exercício físico têm sempre algo a dizer ou a opinar sobre o treino em si, numa espécie de ‘verdade absoluta’ que querem partilhar e até mesmo impingir às outras pessoas. ‘Faz isto e não faças aquilo’, ‘come assim e a esta hora’, ‘descansa X dias por semana’, ‘nunca faças isto antes do treino’.

Na verdade, são inúmeros os conselhos e dicas sem qualquer fundamento científico que passam de boca em boca e que acabam por induzir as pessoas em erro e comprometer o sucesso da atividade física. E uma delas, diz o Deporte y Vida, diz respeito ao tempo de descanso.

Mesmo não se tratando de uma equação matemática ou de algo linear, a maioria dos ‘fitness lovers’ recomenda que se pare religiosamente apenas dois dias por semana, ao invés de aconselharem dar ouvidos ao corpo e parar quando este dá sinais para tal.

Ainda no que diz respeito aos treinos em si, há quem acredite e defenda que não se deve fazer exercícios cardiovasculares quando se está a tentar ganhar músculo. Este é um erro comum que pode mesmo condicionar a capacidade de aumentar a massa muscular, uma vez que todo o organismo beneficia da combinação de treino de força com treino cardio.

Incluir suplementos na alimentação diária é também uma das teorias mais partilhadas e que leva muitas pessoas a adotarem estes ‘extra’ sem realmente saberem se necessitam das suas propriedades e se isso pode trazer algum tipo de complicação para a saúde.

Alerta ainda a publicação que uma outra teoria fitness que deve esquecer já é aquela que pede a exclusão dos hidratos de carbono da alimentação. É certo e sabido que tudo depende do tipo de hidrato de carbono (se simples ou complexo), mas que este macronutriente é o principal combustível do corpo humano, sendo o responsável pela energia que se tem para treinar.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório