Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 18º

Cuidado, dieta sem glúten pode não ser a mais saudável

Numa altura em que a alimentação se rege por modas, sai mais um alerta científico sobre a exclusão do glúten.

Cuidado, dieta sem glúten pode não ser a mais saudável
Notícias ao Minuto

07:20 - 29/01/18 por Daniela Costa Teixeira

Lifestyle Estudo

o contrário das pessoas com a doença celíaca, a exclusão de glúten do plano alimentar pode ser uma jogada de alto risco. Se para as primeiras esta proteína presente em cereais como o trigo, o centeio e a cevada pode ser altamente prejudicial e até mesmo fatal, para quem não é celíaco pode ser um atentado para a boa saúde.

O mais recente alerta é dado pela Universidade de Hertfordshire, em Inglaterra, que analisou o valor nutricional das opções rotuladas como ‘sem glúten’ que se encontram à venda em supermercados, lojas e mercearias online do Reino Unido.

E a conclusão não poderia ter sido mais clara: “A comida sem glúten não oferece alternativas mais saudáveis do que a comida comum, exceto para quem foi medicamente diagnosticado com condições [que requerem a isenção de glúten]”, cita o The Independent.

Mas, o que é que os produtos sem glúten têm de mal? Muita coisa, na verdade. Em primeiro lugar, e quando não são confecionados em casa, são altamente processados, contêm elevados níveis de gordura saturada, açúcar e sal e possuem baixos níveis de proteína e fibra, quando comparados com os mesmo alimentos portadores de glúten.

Além disso, destaca a publicação, o estudo notou ainda que além de não serem mais saudáveis, os alimentos rotulados como ‘isento de glúten’ são mais caros, aumentando desnecessariamente a fatura mensal com a alimentação. Sim, comer alimentos processados só porque não têm glúten é um dos erros mais comuns de quem segue modas alimentares.

As pessoas que realmente têm de excluir alimentos com glúten ou com algum tipo de risco de cruzamento acabam por confecionar parte dos alimentos e refeições em casa, o que ajuda a que tenham um maior controlo nos ingredientes e a evitar todos os químicos e aditivos colocados na preparação dos produtos industrializados e já embalados.

Esta não é, porém, a primeira vez que a ciência alerta para os ricos da moda da dieta sem glúten. Alguns estudos já vieram revelar que apenas as pessoas com a doença celíaca ou uma intolerância comprovada devem optar por alternativas e que tirar o glúten e que retirar esta proteína cereal da dieta dos mais novos pode trazer sérias consequências para a saúde.

O glúten faz bem à saúde e temos aqui cinco provas disso.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório