Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 21º

Comer manteiga de amendoim e mesmo assim perder peso. É possível?

É uma das fontes de proteína vegetal de eleição, mas os níveis de gordura podem assustar. Fique a saber mais sobre a manteiga de amendoim.

Comer manteiga de amendoim e mesmo assim perder peso. É possível?
Notícias ao Minuto

16:00 - 23/01/18 por Daniela Costa Teixeira

Lifestyle Dieta

Na hora de escolher o melhor creme para barrar um pão, uma panqueca ou uma tosta, as escolhas podem recair na manteiga, no creme de avelã e chocolate (ou só chocolate), na compota, na manteiga de amendoim ou até mesmo no queijo creme. Olhando com a atenção para cada uma das opções, parecem todas um tanto ou quanto calóricas e nada amigas da boa forma física, mas a verdade é que uma pode mesmo ajudar a perder peso.

Falamos da manteiga de amendoim – mas não de uma manteiga de amendoim qualquer nem tão pouco das que estão à venda no supermercado e que contêm uma lista infinita de ingredientes.

A manteiga de amendoim ‘pura’ é a melhor opção, entendendo-se por ‘pura’ aquela que apenas contém amendoins na sua composição e talvez uma pitada de sal (ingrediente extra que varia de marca para marca).

Apesar de ser calórica – duas colheres de sopa oferecem nada mais, nada menos do que 190 calorias, sendo que 144 são oriundas de gordura -, esta ‘manteiga’ doce pode ser uma aliada na hora de conseguir dizer ‘adeus’ a uns quilos extra, como concluíram dois estudos citados pela revista Prevention.

Embora tenham sido realizados em momentos diferentes e com participantes distintos, os dois estudos concluíram que o consumo regular (embora moderado) de manteiga de amendoim ajuda a controlar o apetite, algo que, a longo prazo, pode servir como aliado para manter o peso.

Mas o mesmo funciona com outras manteigas de frutos secos? Não necessariamente. Como explica a publicação, a manteiga de amendoim é uma excelente fonte de gorduras saudáveis - e sabe-se que a gordura boa impulsiona a perda de peso -, de fibra (que promove a saciedade e melhora o processo digestivo) e de proteína (que ajuda a prevenir os picos de açúcar e momentos de gula). Além disso, o 'poder' da manteiga de amendoim está também dependente do estilo de vida de cada pessoa (se ativo ou não) e da alimentação que faz diariamente, pois num cenário de dieta desequilibrada - por excesso ou defeito - não será a manteiga de amendoim a fazer 'milagres'.

Além de ser versátil – podendo ser adicionada às papas de aveia, ao smoothie, ao iogurte ou a uma banana –, a manteiga de amendoim é doce o suficiente para que a pessoa não sinta a necessidade de comer alimentos açucarados.

Afinal, o que é que a manteiga de amendoim tem? Saúde para dar e vender.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório