Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 15º MÁX 21º

Este prato reduz as calorias de cada refeição

Investigadores referem que diminui o número de calorias em 30%.

Este prato reduz as calorias de cada refeição
Notícias ao Minuto

06:00 - 24/01/18 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Investigação

A melhor parte das saladas, principalmente para quem está em início de dieta e considera um sacrifício comer toda aquela verdura, são os molhos que a complementam. Seja azeite, maionese ou a própria gordura que destilou da carne que compõe a salada, são caminhos que levam a que o prato se torne menos saudável (e convide a que se molhe o pão no azeite que fica ali no fundo do prato).

Para não se passar do oito para o oitenta, e evitar que se passe a comer qualquer prato a seco, um grupo de estudantes da Escola Superior Técnica de Engenharia da Universidade do País Basco criou um prato que foi inventado para absorver o azeite e outras gorduras em excesso. “Queríamos facilitar a adesão à alimentação saudável sem ter de renunciar à comida do dia a dia, nem fazer dietas restritas”, refere ao La Vanguardia um dos investigadores do projeto, um grupo composto por 15 estudantes, todos com menos de 30 anos.

Milagres à parte, o 'plato hola' não vai fazer com que emagreça da noite para o dia só por o usar. Importa que tenha um estilo de vida saudável com uma alimentação equilibrada e exercício físico. A nova invenção é, contudo, um suporte a quem precisa de ajuda para melhorar os seus hábitos alimentares sem demasiadas restrições.

Como funciona o processo?

O prato conta com 1538 orifícios que funcionam como filtro de gordura e contam com diferentes diâmetros para bem absorver azeite e outras gorduras de diferentes viscosidades. O resultado são menos 30% de gorduras ingeridas e o processo foi inspirado nas espojas-do-mar, que são capazes de absorver diversas substâncias que encontram em seu redor, filtrando os alimentos e o oxigénio de forma natural.

Na hora de lavar o prato, basta separa-lo em duas partes e retirar a gordura que ficou acumulada mas não é absorvida pelo prato, que é feito em porcelana.

Quanto ao tipo de comida em que o ‘Plato Hola’ funciona, os seus criadores referem qualquer prato que seja temperado com azeite ou um dos seus derivados. Além de diminuir as calorias, esta invenção surge também como uma opção mais ecológica aos papéis usados para absorver a gordura de fritos.

O ‘Plato Hola’ pode ser comprado online por 30 euros, já com custos de envio incluídos.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório