Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
18º
MIN 11º MÁX 18º

Tudo o que compromete (diariamente) a saúde do cabelo

Cabelo frágil, quebradiço e a cair mais do que o suposto? Eis o que pode estar na origem disso.

Tudo o que compromete (diariamente) a saúde do cabelo
Notícias ao Minuto

10:00 - 23/01/18 por Daniela Costa Teixeira

Lifestyle Cuidados

O cabelo é das partes do corpo que mais sofre com agressões externas (como o calor, o vento, a água do mar, a poluição, etc.), com maus hábitos (como o tabagismo, o uso diário de secador, etc.) ou com uma má alimentação.

Mesmo quando a pessoa pensa que tem todos os cuidados possíveis e imaginários com o cabelo – incluindo a boa rotina de sono -, eis que descobre que, afinal, há mais um ‘agressor’.

Prender demasiado o cabelo (seja num rabo-de-cavalo, numa trança apertada ou um topknot elevado) é um dos aspetos que mais danifica a aparência e a saúde dos fios, deixando-os frágeis e quebradiços, o que faz com que partam com mais facilidade e a queda de cabelo seja mais acentuada.

Conta o site Bustle que entre os maiores ‘inimigos’ do cabelo estão ainda os penteados que requerem muito calor. Falamos, claro, do uso diário de secador, placa alisadora ou máquina de modelar os fios, pequenos eletrodomésticos que prometem milagres em qualquer look, mas que, a longo prazo, tiram saúde ao cabelo, especialmente se a pessoa não faz a devida proteção (usando um champô e condicionador adequado e ainda um spray/máscara de proteção pré e pós-calor).

As malas e mochilas que prendem involuntariamente os cabelos junto aos ombros são também culpadas, assim como a má alimentação ou alimentação deficiente. Uma dieta rica em alimentos com sal, açúcar e gorduras saturadas comprometem a saúde por dentro e por fora e nem os fios de cabelo escapam, porém, uma dieta vegan e vegetariana que careça de proteína e vitamina B12 pode também levar a uma maior queda de cabelo, destaca a publicação. A carência de ferro – que leva, muitas vezes, à anemia – é também um aspeto alimentar a ter em conta.

Demasiado stress e pensamentos depressivos constantes são outros aspetos a ter em conta na hora de encontrar um culpado pela má saúde do cabelo. Porém, há que destacar ainda a tiróide, uma patologia hormonal que pode ter um impacto direto na saúde e quantidade de cabelo.

Diz ainda a publicação que determinados fármacos para a diabetes, para baixar o colesterol ou para regular a pressão sanguínea podem ter como efeito colateral o enfraquecimento do cabelo, situação que pode ser também desencadeada ou agravada pela poluição ambiental, que promove o envelhecimento precoce interno e externo.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório