Meteorologia

  • 19 AGOSTO 2018
Tempo
25º
MIN 24º MÁX 26º

Edição

Comer hidratos de carbono de manhã é melhor do comer à noite?

Os hidratos de carbono são parte integrante de um plano alimentar saudável, mas importa escolher o tipo de alimento e, claro, a hora a que se come.

Comer hidratos de carbono de manhã é melhor do comer à noite?
Notícias ao Minuto

20:38 - 22/01/18 por Daniela Costa Teixeira 

Lifestyle Estudo

Na hora encontrar o potencial causador do ganho de peso ou da incapacidade de perdê-lo, eis que todos os dedos são apontados em riste aos hidratos de carbono. Este macronutriente deve fazer parte de um plano alimentar variado e saudável, contudo, importa escolher a sua melhor versão.

Os hidratos de carbono complexos são mais saciantes e oferecem melhores níveis de nutrientes e fibra ao contrário dos hidratos de carbono refinados. Contudo, e independentemente do tipo de hidrato de carbono, a hora a que o alimento é ingerido faz toda diferença.

Esta ideia é defendida pelo mais recente ‘Trust Me, I’m Doctor’ da BBC, que decidiu analisar o impacto da ingestão de hidratos de carbono nos níveis de glicose no sangue.

Para o estudo, conta o canal britânico, os cientistas recorreram a um conjunto de voluntários saudáveis que, em momentos diferentes, tiveram de incluir uma maior quantidade de hidratos de carbono ao pequeno-almoço ou ao jantar.

Todos os participantes comeram uma quantidade fixa de vegetais, pão e massa ao longo do dia – numa primeira fase (ao longo de cinco dias), comeram a maior parte dos hidratos de manhã, numa segunda fase, seguiram a sua dieta normal pré-estudo e numa terceira fase, sempre durante cinco dias, comeram os hidratos de carbono à noite. Em qualquer uma das fases foram analisados os níveis de açúcar no sangue dos participantes.

Assim que cruzaram os dados de cada uma das fases do estudo, os cientistas notaram que os níveis de glicose eram superiores quando os hidratos de carbono eram ingeridos de manhã do que à noite (15,9 unidades e 10,4 unidades, respetivamente).

Para os cientistas, esta mudança nos níveis de glicose deve-se, em parte, ao tempo de ‘jejum’, isto é, à quantidade de tempo entre cada refeição com hidratos de carbono. Deste modo, e uma vez que o organismo esteve em jejum durante a noite, a capacidade de processar os hidratos de carbono é menor de manhã, daí que os níveis de açúcar no sangue estejam mais elevados.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo segundo ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório

Os cookies ajudam-nos a melhorar a sua experiência como utilizador.

Ao utilizar o nosso website, está a aceitar o uso de cookies e a concordar com a nossa política de utilização.