Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 21º

Estar rodeado pela natureza torna os adolescentes mais felizes

Esta é a conclusão de um estudo que demorou 10 anos.

Estar rodeado pela natureza torna os adolescentes mais felizes
Notícias ao Minuto

14:28 - 19/01/18 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Carreira

Um estudo feito nos Estados Unidos, citado pela Reuters, relaciona a natureza com a depressão e prova que estar num ambiente natural contraria o estado depresssivo. O estudo, que durou 10 anos e foi publicado em dezembro do ano passado e teve como amostra um grupo de mais de 9000 participantes, que em 1999 tinham entre 12 e 18 anos.

A zona onde morava cada participante foi tida em conta para bem se analisar a densidade de natureza e proximidade a áreas verdes. A proximidade a lagos e outros espaços azuis foi também avaliada. O grupo de participantes respondeu, durante o período de estudo, a um questionário anual que refletia o seu estado depressivo.

Depois de terem cruzado os dados, os cientistas concluíram que 11,5% dos participantes apresentaram um estado depressivo elevado, que foi relacionado com o local em que viviam e assinalado como zona com maior nível de depressão. Dos dados obtidos concluiu-se ainda que os participantes com menores indícios de depressão moravam em as zonas onde o verde estava mais presente.

À presença da natureza foram tidos outros aspetos em conta, como fatores económicos e familiares que influenciam mais fortemente a saúde mental dos jovens. Ainda assim, vale a pena ter em conta que “a natureza oferece a oportunidade de relaxar e aliviar-nos da fadiga mental”, como refere à Reuters um dos investigadores do estudo.

Outra vantagem prende-se com a tendência biológica que o ser humano tem de responder positivamente a ambientes naturais. Além de que estar envolto na natureza reduz o stress, estimula a atividade física e melhora a interação social com quem mora na mesma zona.

A principal conclusão deste estudo é a necessidade de se incluir mais espaços verdes no planeamento das várias zonas citadinas, como meio de promover a saúde da comunidade.

Ainda que em Portugal este seja um aspeto menos comum do que o que se observa nos Estados Unidos, onde a presença de espaços verdes é mais escassa, os investigadores ressalvam ainda que fotografias da natureza podem também ter benefícios para a saúde e que na impossibilidade de estar em ambientes naturais, deve-se apostar em decoração interior que sugira o verde natural.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório