Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 21º

Caftans, a nova tendência que vai dominar o streetstyle

Os fashionistas garantem: é tão confortável quanto elegante.

Caftans, a nova tendência que vai dominar o streetstyle
Notícias ao Minuto

11:30 - 19/01/18 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Tendências

Depois do 'athleisure', moda que conjuga atlético com o lazer e torna o 'sporty' palavra de ordem para os looks do dia a dia, chega o 'caftan', num registo bem diferente mas com a mesma base: conforto e estilo máximo.

As túnicas compridas e leves, usadas principalmente por mulheres de meia idade em ocasiões de mais lazer parecem regressar em looks versáteis e modernos, que abrangem faixas etárias mais jovens.

Com origem na época da Antiga Mesopotâmia, os caftans ou Kaftans eram usados pelas mulheres de classes altas da África, Índia e Irão, pela necessidade de usar algo que fosse fresco mas tapasse a maior parte do corpo, como lembra o site Fashionista.

Comprida ou pelo joelho, em algodão ou seda, solta ou com uma faixa na cintura, foi nos anos 50 que a peça ganhou destaque no mundo da moda, pela mão de Christian Dior, a que se seguiu Yves Saint Laurent, Balenciaga e Givenchy.

Na década seguinte, a moda continuou a dar que falar com peças marcantes que não deixam de ser lembradas na história do caftan como Jackie Kennedy, num vestido verde de Valentino ou, mais tarde, Mary-Kate Olseon, Jennifer Lopez e Natalie Portman, que optaram por usar esta peça na red carpet.

A tendência surge agora num registo mais casual, que é adotado por seguidores de um 'dailywear' onde o conforto é regra número um.

A versatilidade de um caftan é provavelmente o fator principal que trás de volta esta peça que pode ser usada numa ocasião mais formal, com joalharia chamativa, uma clutch e saltos altos, nas férias em que o veste simplesmente por cima do fato de banho, com umas sandálias rasas, ou no dia a dia, com simples apontamentos, já que esta é uma peça que cria o look por si só.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório