Dieta mediterrânica reduz o risco de Alzheimer

Os alimentos em que se baseia este regime ajudam à regressão dos primeiros sintomas da doença.

Notícia

© iStock

Notícias ao Minuto
16/01/2018 15:00 ‧ 16/01/2018 por Notícias ao Minuto

Lifestyle

Dieta

A demência, que se traduz em falta de memória e dificuldade de concentração nos idosos, é algo que pode ser atrasado com base numa alimentação baseada na dieta mediterrânica, adianta um estudo da Universidade de Tecnologia de Melbourne.

Uma dieta mediterrânica equilibrada sustenta-se em peixe, fruta e nozes. Alimentos ricos em vitaminas, ómega 3 e gordura poli-insaturada, que ajudam a regredir a demência, um dos primeiros sinais de Alzheimer. Além disso, as frutas e vegetais são ricas em antioxidantes, que protegem as células cerebrais que esta doença danifica e a pouca quantidade de hidratos de carbono com que a dieta conta, evitam que se desenvolvam problemas de memória a que cientistas associam os macronutriente. Ou seja, um conjunto de compostos que faz desta uma alimentação completa e indicada a quem quer atrasar os sinais de demência.

Segundo os investigadores do referido estudo, a alimentação é um dos aspetos a ter em conta para reduzir o risco de demência, a que se juntam outros aspetos do dia a dia como exercício físico regular, não fumar e níveis normais de pressão arterial e colesterol.

A demência revela-se em várias fases e vai progredindo com o tempo. Contudo, e ao contrário do que se pensa, não é algo que faça parte do processo natural de envelhecimento, mas sim dos maus hábitos de rotina ao longo da vida.

Este tipo de alimentação foi, por isso, adotado por muitos e descrito como Dieta Mediterrânica, graças aos aspetos positivos a que se associa: vida mais longa e baixo risco de doenças do coração.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas