Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 18º

Brincar aos disfarces ajuda os mais novos a concentrar-se

É chamado o Efeito Batman e vai ajudar os seus filhos a ser mais persistentes em cada tarefa, garante estudo.

Brincar aos disfarces ajuda os mais novos a concentrar-se
Notícias ao Minuto

14:00 - 16/01/18 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Estudo

Um recente estudo, publicado na revista Child Develpoment por um grupo de psicólogos da Universidade da Pensilvânia, Minnesota e Michigan concluiu que brincar aos disfarces é uma forma de garantir que as crianças se concentrem em tarefas do dia a dia.

O estudo foi feito a 180 crianças entre os 4 e os 6 anos que se dividiram entre os que assumiam a sua identidade e os que eram convidados a vestir-se como o seu personagem favorito. A este último grupo, que contou com 'Batman', 'Dora a exploradora' ou 'Rapunzel', foi dito que podiam assumir a identidade da personagem que vestiam.

Aos dois grupos, foi dada a tarefa de 10 minutos, em que lhes era pedido para carregar na tecla espaço do teclado sempre que vissem no ecrã a imagem de um queijo e que não o fizessem quando surgisse a imagem de um gato. Ainda, foi dito aos dois grupos de crianças que, sempre que quisessem, podiam interromper a tarefa e ir jogar num iPad na sala ao lado.

Os resultados demonstraram que a maior parte das crianças disfarçadas passaram a maior parte do tempo dedicadas à tarefa atribuída enquanto que no grupo que assumiu a sua identidade distraíram-se com mais facilidade.

Daqui se concluiu que as crianças que se disfarçam são mais persistentes e distraem-se menos. Segundo os investigadores, tal deve-se ao facto de, ao assumir outra identidade, a criança consegue se distanciar e ver as tarefas a que é proposto com mais perspectiva, o que permite ter maior sucesso em objetivos a que se propõe a longo prazo.

Como refere o grupo de investigadores, a preservância é necessária ao longo da nossa vida e obriga-nos a focar nas tarefas mais monótonas mesmo quando estamos rodeados por algo que nos distraia. É por isso importante que se trabalhe a concentração.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório