Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

Não partilha apenas amizade com os amigos. Os genes são também idênticos

Estudo mostra que existem semelhanças genéticas entre amigos.

Não partilha apenas amizade com os amigos. Os genes são também idênticos
Notícias ao Minuto

15:40 - 15/01/18 por Daniela Costa Teixeira

Lifestyle Estudo

A semelhança genética entre amigos próximos já tinha sido um tema abordado e estudado pela ciência. Foi há cerca de quatro anos que surgiram as primeiros dúvidas e também os primeiros dados sobre o tema, e, sabe-se agora, que tudo pode ser uma realidade.

De acordo com um recente estudo da Universidade de Stanford em parceira com a Universidade de Duke e com a Universidade de Wisconsin, os amigos partilham muito mais do que uma ligação emocional. Os genes são mesmo idênticos.

Conta a Time que este estudo - publicado online na revista científica PNAS - passou a pente fino os dados do ‘genoma social’ de 5,500 pares de adolescentes, acompanhando-os ao longo de cinco anos. E a conclusão não podia ter sido mais clara: os amigos são geneticamente semelhantes e não foi encontrada qualquer parecença de genes entre desconhecidos, isto é, entre pessoas que não são classificadas como amigas.

Mas, de que semelhança genética fala o estudo? De várias, na verdade. Diz a Time que os cientistas encontraram genes idênticos no que diz respeito à educação e ao índice de massa corporal (IMC), entre outros.

Para os cientistas, estas semelhanças de genes podem determinar o porquê de crianças com a personalidade, gostos e aspetos semelhantes se aproximam mais, embora sejam necessários mais estudos para perceber a real ligação entre os amigos e os genes e se este cenário é notório em adultos.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório