Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
11º
MIN 11º MÁX 18º

O simples hábito que ajuda a proteger a pele do sol

E se lhe dissermos que o segredo está na alimentação?

O simples hábito que ajuda a proteger a pele do sol
Notícias ao Minuto

06:00 - 10/01/18 por Daniela Costa Teixeira

Lifestyle Estudo

Pensar nas formas mais eficazes de proteger a pele é pensar, quase sempre, em aplicar protetor solar diariamente. Até aqui, tudo certo. Mas é preciso ir mais além.

Além do protetor solar ao longo de todo ano (e sim, o inverno também conta), do uso de óculos de sol e da escolha de roupas adequadas à estação, importa também proteger o órgão que nos veste… à mesa. Sim, a alimentação é um dos maiores escudos protetor daquele que é o maior órgão do corpo humano.

Conta um recente publicado na revista científica Cell Reports que comer ao longo do dia – e mais de dia do que à noite – ajuda a proteger a pele da ação solar e isto porque comer fora de horas (isto é, fora das 12 horas diurnas) altera o bom funcionamento das enzimas que protegem o órgão, como é o caso da XPA – que tem a capacidade de travar os raios ultravioleta.

De acordo com o site da revista Women’s Health, os cientistas que realizaram o estudo sugerem que as refeições principais sejam feitas antes das 19h00 para que o relógio interno não fique afetado.

Mas a alimentação não é apenas uma forma de proteção, é também um trampolim para a regeneração e para o 'efeito jovem' da pele. 

Os cuidados alimentares, ou falta deles, são bastante notórios na pele. Enquanto alguns alimentos são conhecidos por provocar pequenas irritações sou acelerar o crescimento de borbulhas (como é o caso dos alimentos processados e do fast-food), outros são fundamentais pelo efeito benéfico que exercem na nutrição e aparência da pele. Como lhe contámos aqui, existem seis alimentos que devem constar na alimentação diária por serem altamente eficazes nos cuidados de pele, cuidados esses que, por vezes, ficam à mercê dos efeitos da cosmética – que por si só não faz milagres.

Estes e estes alimentos também são aliados.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório