Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 18º

É destas quatro formas que o stress arruína o cabelo

O cabelo é o espelho mais fiel do stress diário.

É destas quatro formas que o stress arruína o cabelo
Notícias ao Minuto

07:42 - 09/01/18 por Daniela Costa Teixeira

Lifestyle Corpo

Os sinais de stress vão muito além das unhas ruídas, dos pés a baterem no chão e dos tiques nervosos que afetam qualquer parte do corpo. Os sinais de stress podem ser facilmente notados… no cabelo. E não está em causa o aparecimento de fios brancos.

Os fios capilares são um dos espelhos mais fiéis do stress que uma pessoa sente, pois são das partes do corpo que mais facilmente sofrem com este estado emocional dominado pelo cortisol e que tanto afeta o organismo e o sistema imunitário.

A queda de cabelo acima do normal é um dos principais sinais de alerta e que pode resultar de um estado de stress mais intenso, seja por questões laborais, mudança de casa, mudança de emprego, gravidez, etc. Nos casos mais graves, esta queda de cabelo à boleia do stress ode dar origem a alopécia, uma condição caraterizada pela perda total ou parcial do cabelo.

E as 'entradas' cada vez mais fundas? Pois bem, este é também um sinal claro de stress, diz a Prevention, que destaca que determinados penteados podem acelerar ainda mais esta perda de fios na parte superior da testa.

De acordo com a revista, um outro sinal de stress constante é a demora do cabelo a crescer. Sim, de nada adianta seguir a movimentação da lua ou cortar os fios a cada três meses quando é o stress que determina a velocidade a que o cabelo cresce. Em causa, explica a publicação, está o impacto que este estado emocional tem na alimentação, fazendo com que as pessoas ora comam por defeito ora comam por excesso, contudo, em ambos os casos, a má nutrição fala mais alto e sem os nutrientes devidos, o cabelo perde força e capacidade de crescer.

Por fim, mas não menos grave, está a tricotilomania,uma condição em que as pessoas arrancam de forma sistemática os próprios fios de cabelo quando estão stressadas e ansiosas.

Para evitar males maiores - e não apenas no que diz respeito ao cabelo, mas sim quanto a todo o impacto que o stress pode ter na saúde -, a visita a um médico é sempre a opção mais certeira a ter em conta, especialmente quando este estado emocional começa a condicionar de várias formas o bem-estar.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório