Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 12º MÁX 17º

Estes cinco alimentos melhoram a digestão

São muitos os fatores que podem comprometer a boa digestão, mas estes cinco alimentos ajudam o organismo a voltar à normalidade.

Estes cinco alimentos melhoram a digestão
Notícias ao Minuto

06:08 - 09/01/18 por Daniela Costa Teixeira

Lifestyle Dicas

Stress, má qualidade de sono, cansaço, comida demasiado gordurosa, refeições apressadas, refeições ‘esquecidas’, desidratação, sedentarismo. São muitos os fatores que podem comprometer o bom funcionamento do sistema digestivo, mas é na alimentação que está a solução, ou melhor, é no comer que está o ganho.

A fibra é um dos nutrientes mais importantes para a saúde digestiva, servindo de trampolim para a metabolização eficaz dos alimentos. Mas, o que comer para ter uma melhor digestão?

Os alimentos fermentados, começa por explicar o site Food Matters, são ricos em fibra e têm um papel determinante na saúde das bactérias boas dos intestinos e, por isso, facilitam a digestão dos alimentos ingeridos. Mas se a ideia de comer kefir ou miso não é do seu agrado, então opte por algo mais simples e tradicional: o feijão.

Esta leguminosa é plena em fibra, porém, importa demolhar o alimento em água abundante com uma alga para que as enzimas que podem comprometer a digestão desapareçam. Depois, é só cozinhar numa panela de pressão e comer.

Os mais gulosos podem sempre optar por figos secos ou ameixas secas, dois alimentos que atuam como laxantes naturais e que promovem uma digestão mais acelerada e eficaz, diz a publicação, que destaca ainda a importância de comer uma maçã por dia.

Por fim, mas não menos importantes, estão os cereais integrais. Ao invés de optar pelos cereais refinados, inclua na alimentação diária cereais integrais ou aveia, alimentos altamente nutritivos e ricos em fibra, promovendo uma maior sensação de saciedade uma melhor passagem dos alimentos ingeridos.

Diz o site Food Matters que a dose diária recomendada para as mulheres é de 25 gramas por dia e para os homens de 38 gramas por dia.

Veja como pode melhorar ainda mais a sua digestão e conheça a importância das especiarias.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório